2013 será o Ano Internacional da Cooperação pela Água .

A UNESCO declarou o ano de 2013 como “Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água”. Nos objetivos promover eventos e discussões, durante esses 12 meses, que ajudem a buscar soluções para combater, entre outros problemas graves tais como a ausência de acesso à água potável para 11% da população mundial.

Ainda, a falta de redes de esgoto para mais de 15% das pessoas que vivem no planeta e a morte de cerca de quatro mil crianças, por dia, por conta de doenças diarreicas causadas pela falta de acesso à água de qualidade.

A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e econômicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial para entender as várias facetas implícitas no conceito e para misturar essas peças em uma visão holística. 

Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água.

Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água em 2013.O evento terá a participação de representantes de ONGs, organizações internacionais, agências do sistema ONU, entre outros. 

Em breve, a ONU lançará um portal oficial do Ano Internacional da Cooperação pela Água para concentrar todas as atividades relacionadas à iniciativa.

Contatos para imprensa: Ana Lúcia Guimarães: [email protected]  / Isabel de Paula: [email protected]

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “2013 será o Ano Internacional da Cooperação pela Água .”

  1. […] 2013 será o Ano Internacional da Cooperação pela Água . […]

Leave a Comment