2014: Ano Internacional da Agricultura Familiar.

AgriculturaO tema foi eleito pelos 193 países membros da ONU. Prefeituras da região Pinheiros-Pirapora têm promovido palestras e cursos sobre o assunto.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014). A finalidade é sensibilizar governos e sociedades sobre a importância e a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos. Na região Pinheiros-Pirapora várias prefeituras e ONGs têm feito palestras e ministrado cursos para fomentar a agricultura familiar.

Para organizar as atividades foi criado o Comitê Mundial de Acompanhamento do AIAF 2014, com a participação de 12 Estados-Membros, além de representantes de agências da ONU, do Fórum Mundial Rural, da União Europeia, de organizações de produtores e do setor privado.

A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho. Além disso, são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.

O 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental lançou, em 2010, o livro “Educação Ambiental para a agricultura orgânica nas APAs Bororé-Côlonia e Capivari-Monos”. A obra resume a experiência do projeto desenvolvido pela ONG e objetiva a transformação da agricultura tradicional para a orgânica.

O princípio básico da agricultura familiar é a reeducação pessoal e profissional voltada para o desenvolvimento humano, enfocando os princípios da educação para a sustentabilidade.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “2014: Ano Internacional da Agricultura Familiar.”

  1. […] 2014: Ano Internacional da Agricultura Familiar. […]

Leave a Comment