Abertas inscrições para Prêmio ODM Brasil.

ODM BrasilProjeto Recuperação de Minas e Nascentes foi premiado em 2010 e é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Osasco.

Até o dia 2 de agosto, estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A participação é gratuita e voltada para prefeituras, organizações sociais, sindicatos, universidades, igrejas e empresas. Órgãos públicos e empresas ligadas aos governos estaduais e federal não podem concorrer à premiação. 

O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. 

Os projetos serão escolhidos de acordo com os seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM, impacto no público atendido, potencial de replicabilidade, participação da comunidade, existência de parcerias, articulação e integração com outras políticas públicas. 

Para Wagner Caetano, da Secretaria Geral da Presidência da República, o Prêmio ODM Brasil ajuda a valorizar as ações e práticas da sociedade civil e dos governos municipais. 

“Não é um compromisso de governos, mas de toda a sociedade. As políticas públicas são um dever do Estado, mas a sociedade deve acompanhar e participar desses processos”, afirmou Caetano.  

O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004, com o intuito de estimular experiências de organizações sociais e prefeituras para o alcance dos objetivos. Em quatro edições do prêmio, foram inscritos 5.097 projetos. Representantes da Odebrecht e da Rede Pangea apresentaram os projetos vencedores de 2007 e 2011. Odilon Faccio, representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, finalizou.

Sema Osasco 

O Secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, apresentou o projeto Recuperação de Minas e Nascentes no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais (II EMDS). O projeto foi contemplado, em 2010, no Prêmio ODM Brasil.

Iniciado em janeiro de 2007, o projeto “Revitalização de Minas e Nascentes” mapeia, identifica e recupera as minas e nascentes de água espalhadas pelos quatro cantos da cidade. Até então, não havia informações sobre o número de nascentes existentes, onde se localizavam, situação em que se encontravam.

O projeto também conscientiza as pessoas sobre a importância de se preservar a água e perceber que ela é um bem esgotável e essencial para a sobrevivência. Estudantes de 39 escolas estaduais do município participaram diretamente do projeto. 

Segundo Carlos Marx, Osasco sempre é convidada a participar de eventos para apresentar boas práticas socioambientais como o Minas e Nascentes, que engloba a sensibilização e educação. 

Informações: www.odmbrasil.gov.br

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Abertas inscrições para Prêmio ODM Brasil.”

  1. […] Abertas inscrições para Prêmio ODM Brasil. […]

Leave a Comment