Ambientalista Carlos Marx encerra evento “Osasco, cidade sustentável”.

Carlos Marx“A importância e o papel da educação ambiental” foi o tema do último painel do evento “Osasco, Cidade Sustentável”, ocorrido (13/9) na Sala Osasco e promovido pela Prefeitura do Município de Osasco, SP.  O ambientalista e jornalista Carlos Marx, também secretário de Meio Ambiente, foi o moderador da mesa e encerrou o evento. 

Dois educadores participaram da mesa. O primeiro a falar foi Milton Ferreira Lima dos Santos, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, na Escola de Engenharia de São Carlos/USP, que discorreu sobre “Educação Ambiental – identidades ocultas nas representações sociais: resistir propondo por meio da coleta seletiva do município de Osasco”. 

“Meio Ambiente e Educação Ambiental: Alternativas Tecnológicas para a Sustentabilidade” foi o tema do professor doutor Valdir Schalch, também livre-docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos e coordenador do NEPER (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos da Universidade de São Paulo – USP).

Valdir Schalch abordou vários tipos de resíduos e seus reusos. Dentre eles, o lodo produzido em Estação de Tratamento de Água (ETA) que pode ser usado na confecção de concreto para recomposição de calçadas.  No geral, esse lodo não é reaproveitado e é descartado em corpos hídricos. “Esse descarte pode atingir as áreas de mananciais e até mesmo comprometer o abastecimento de água”, disse. 

Segundo Schalch, o reaproveitamento do lodo diminui os custos da destinação final do resíduo.  No que diz respeito aos resíduos de serviços públicos de saneamento básico, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, estabelece que esse tipo de resíduo não seja lançado em corpos hídricos, como rios e lagos. 

No final do debate, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, convidou Mônica Veloso, Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura de Osasco, para fazer parte da mesa. Em sua fala, o ambientalista reforçou o compromisso do prefeito Jorge Lapas na preservação da riqueza natural da cidade destacando alguns projetos desenvolvidos por sua pasta tais como “Recuperação de Minas e Nascentes” e “Biodiesel Osasco”. 

Desde 2005, a Prefeitura de Osasco vem trabalhando para implantar e melhorar a coleta seletiva. Em 2008, foi criado o programa Osasco Recicla, responsável pelas ações de reciclagem na cidade. Os materiais recolhidos são encaminhados para duas centrais de separação e triagem instaladas uma na Zona Norte e a outra na Zona Sul. 

Em agosto de 2014, os municípios brasileiros deverão eliminar os seus lixões. Para conhecer todos os projetos desenvolvidos pela secretaria de Meio Ambiente de Osasco entre em contato: (11) 3652.9511 / [email protected] / www.osasco.sp.gov.br

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Ambientalista Carlos Marx encerra evento “Osasco, cidade sustentável”.”

  1. […] Ambientalista Carlos Marx encerra evento “Osasco, cidade sustentável”. […]

Leave a Comment