Através do controle da mente.

Mover objetos com a mente, transmitir informações através do pensamento, o que até algum tempo só fazia parte dos filmes de ficção ou esoterismo hoje é realidade cientifica.

Varias pesquisas estão sendo realizadas para entender melhor o funcionamento do nosso cérebro.

O principio básico de funcionamento é medir as atividades elétricas do cérebro e identificar os padrões que correspondem a determinados comandos que o nosso corpo deseja executar, por exemplo, quando nos queremos movimentar nosso braço direito o cérebro gera um padrão elétrico especifico.

Depois do mapeamento destes comandos os cientistas desenvolveram um software que é capaz de fazer uma analise em tempo real deste impulso e transforma los em uma ação desejada, por exemplo, o movimento de uma cadeira de roda.

As áreas de aplicações para estas novas descobertas são muitas, mais a que esta chamando mais atenção é a de desenvolvimento de equipamentos para deficientes físicos.

Cadeiras de rodas, próteses e outros equipamentos controlados pelas ondas cerebrais são alguns exemplos. Vamos conhecer um pouco melhor alguns deles.

Cadeira de rodas

Equipes de pesquisadores de varias partes do mundo vêm trabalhando em cadeira de rodas que é controlada apenas com as ondas elétricas do cérebro do ocupante

Robôs

Cientistas do consórcio Braingate2 (http://www.braingate2.org/) desenvolveram um sistema robótico que pode ser controlado pela mente de uma pessoa com lesões da medula espinhal ou com outro tipo de paralisia.

Próteses

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh e da Universidade Johns Hopkins desenvolveram um braço mecânico controlado pelo pensamento capaz de detectar com precisão a vibração, temperatura, contato com objetos e grau de pressão. Ele também tem a capacidade de fazer até 27 tipos de movimentos diferentes. 

Artigo enviado pelo Colunista: Roberto Felix


Related posts

One Thought to “Através do controle da mente.”

Leave a Comment