Barueri disponibiliza vacina contra a hepatite B para pessoas de 0 a 29 anos.

A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, tem uma campanha permanente de vacinação gratuita contra a hepatite B em pessoas de 0 a 29 anos, em todas as suas 16 Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268, no bulevar do Centro.

Antes a vacina atendia a crianças e jovens com até 20 anos, mas desde o início deste ano aqueles que estão dentro da faixa etária até 29 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde. Para ficar completamente protegido contra a doença é necessário tomar três doses da vacina. A segunda dose tem que ser tomada 30 dias após o início da série.

Doença contagiosa

A hepatite B é uma doença contagiosa decorrente de infecção por vírus, que atinge o fígado. Ela varia de moderada a grave e afeta a pessoa por toda a sua vida. A hepatite B aguda é uma doença de curta duração que ocorre dentro dos primeiros seis meses depois da exposição ao vírus. Essa infecção pode se transformar em crônica, de longa duração, que ocorre quando o vírus permanece no organismo da pessoa.

Ela é transmitida através do sangue, sêmen ou outro fluido infectado com o vírus da doença. Sua transmissão pode ocorrer durante o nascimento (da mãe infectada ao bebê), relação sexual e compartilhamento de agulhas, seringas, aparelho de barba ou escova de dentes de uma pessoa infectada. 

Sintomas

Ao contrário dos adultos, geralmente crianças pequenas não demonstram os sintomas da doença. Cerca de 70% dos adultos desenvolve os seus sintomas apresentando febre, fadiga, náusea, vômito, dor abdominal, urina escura, fezes de cor pálida, intestino solto, dor nas articulações e pele e olhos amarelados. Em caso de suspeita, procure imediatamente um médico.

O horário de atendimento é das 8 às 16 horas. Os pais dos menores devem levar seus filhos. A vacina não apresenta contra indicação. Não se esqueça de levar a carteira de vacinação. Mais informações pelo telefone: 4198-2630.

 

Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Barueri

http://www.barueri.sp.gov.br/


Related posts

Leave a Comment