Notícias Barueri 

Barueri ganha sexto Centro de Referência.

O número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de uma cidade é determinado pela população. Assim sendo, Barueri deveria ter quatro unidades. No entanto, na quarta-feira (dia 4) a cidade inaugurou o sexto Cras. O bairro beneficiado foi o Jardim Paulista. O Centro já abriu suas portas com 3.864 famílias incluídas no Cadastro Único do Governo Federal.

O Cras é um equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), subsidiado por recursos federal e municipal, que oferece proteção integral à família. A metodologia de trabalho consiste em: acolhida, oficinas com famílias, ações comunitárias e individuais e encaminhamentos. O Cras Paulista é a primeira unidade com sede própria da Prefeitura. É também pioneiro por outro motivo: o primeiro com 100% de acessibilidade.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, destacou o pioneirismo de Barueri em relação ao número de Cras instalados: “é um trabalho árduo que a Secretaria faz levando os serviços para perto da população, evitando inclusive que se desloquem até a sede da SADS”. Adriana apresentou a equipe do novo Cras e desejou que eles sigam a marca da administração municipal: “nossa missão é acolher bem”. 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan ressaltou que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social lida com as dificuldades mais iminentes. “Nem sempre podemos disponibilizar tudo o que nos pedem, mas podemos acolher as pessoas que enfrentam problemas de forma mais humana. Com esse equipamento queremos aproximar o governo dos mais necessitados. Se não podemos resolver tudo, temos que optar pelo amor, pela solidariedade e pelo acolhimento.”

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan destacou que a verdadeira função do Poder Público é estar mais perto das pessoas que precisam.

O Gaisb ( Grupo de Apoio e Integração Social de Barueri), uma ONG da rede de serviço dessa região que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, fez uma apresentação de dança contemporânea. O grupo da terceira idade do Cras Silveira também apresentou uma de suas atividades: o Belly Fitness.

Os Cras oferecem várias oficinas: grafite, dança do ventre, tai-chichuan, artesanato, capoeira e kung fu.  Uma parceria com a secretaria de Esportes permitiu atividades extras aos usuários como alongamento e ginástica. Além de tudo isso, está em andamento o projeto Matilha, oferecido nos  Cras do Silveira e Belval e futuramente no Paulista.

Em 2017, os Cras juntos acompanharam 11.889 famílias e fizeram 23.071 atendimentos particularizados.

Pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal podem participar de programas como o Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, serviços assistenciais e o Identidade Jovem. Em Barueri, os Cras são os promotores exclusivos de acesso ao Cadastro Único para estes benefícios. 

Related posts

Leave a Comment