Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece em novembro.

Conferencia NacionalA  “IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA” será realizada de 25 a 29 de novembro deste ano em Brasília (DF). O evento é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

A Conferência se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
 
Envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade: esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC).
 
Um dos objetivos da Conferência é chamar a atenção de estudantes, professores, juventude e comunidade para o desafio de se construir uma sociedade brasileira consciente ambientalmente. Mais do que cobrar ou exigir medidas do governo, a CNIJMA busca assumir o compromisso com a construção de uma “sociedade justa e sustentável” com responsabilidades e ações que visem atender às necessidades sociais e ambientais de nosso país.
 
 A presença das escolas é fundamental para o desenvolvimento desta conferência, pois é a partir da reflexão feita nos debates que são construídas coletivamente as etapas necessárias para formação de uma Política Nacional de Educação Ambiental eficaz e ao alcance de toda a população.
 
Participação de Escolas e Comunidade
 
 A participação na Conferência é um estímulo para que as escolas possam incluir o tema ambiental no seu projeto pedagógico, pois a baixada é uma região que ao longo do tempo vem sofrendo com os diversos impactos sociais e ambientais causados pelo descaso governamental e pela atuação do grande empresariado. A Vulnerabilidade e a falta de opção das camadas menos favorecidas da população, e a ausência de serviços fundamentais como a coleta de lixo e saneamento básico e as precariedades na saúde e na educação são grandes exemplos de tal descaso. 
 
 Ao se trabalhar com a Educação ambiental o professor proporciona ao aluno a criação de um pensamento crítico- reflexivo quanto ao seu espaço de vivência e de atuação. E a participação das escolas na IV CNIJMA é uma ótima oportunidade para todos os alunos, professores e comunidades fluminense de se conscientizarem e entenderem a importância do meio ambiente em nossas vidas. 
 A nossa atuação é essencial para que as desigualdades socioambientais que prevalecem no espaço da baixada fluminense possam ser minimizadas, e a escola é uma das pontes mais importantes para que se possa alcançar uma real mudança. 
 
As escolas que desejam participar podem se cadastrar até o dia 07 de setembro através do site: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece em novembro.”

  1. […] Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece em novembro. […]

Leave a Comment