Dia do Pau-Brasil é comemorado em todo o país.

Pau BrasilÁrvore está, desde 2004, na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Pernambuco abriga uma das áreas mais preservadas do Pau-Brasil.

No sábado (3/5) comemorou-se o “Dia do Pau-Brasil”. Para celebrar a data boa parte das secretarias de Meio Ambiente e secretarias de Educação de todo o país realizaram plantios da espécie em vários locais, dentre escolas e parques. A árvore está, desde 2004, na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

O Pau-Brasil é uma espécie típica da Mata Atlântica, já foi abundante entre os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo, e deu origem ao nome do nosso país. Com folhas miúdas, flores amarelas que nascem em cachos e tronco cheio de espinhos, a árvore pode atingir até 30 metros de altura. O cerne, a parte que fica dentro do tronco, é de um vermelho intenso, cor de brasa, daí o nome: Brasil. Considerada árvore-símbolo nacional, protegido por lei, ele não pode mais ser cortado das florestas.

Para promover ações estratégicas destinadas à conservação não só da espécie, mas também do seu habitat, desde setembro de 2012, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove ações estratégicas para proteger o Pau-Brasil. Uma dessas ações é o Programa Nacional de Conservação do Pau-Brasil (PNC).

Outro projeto para preservar a árvore é o “Pau-Brasil, 500 anos de versatilidade”, desenvolvido pelo SESC Interlagos, e que visa desencadear um processo de reflexão e envolvimento das pessoas com aspectos históricos e ambientais que cercam o povo brasileiro.

Parte da fama do Pau-Brasil, o mundo da música já conhece. Uma das qualidades mais nobres da madeira é dar voz aos instrumentos musicais, função descoberta na Europa, no século XVIII, que revolucionou o timbre e o volume dos instrumentos de corda a partir da fabricação dos arcos com a madeira brasileira.

Copa do Mundo

Conhecida como a capital nacional do pau-brasil, a cidade de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, vive um bom momento na economia com a da Copa do Mundo da FIFA 2014, o que aquece também o mercado de artesanato local.

Um exemplo é a Casa do Artesão, que busca na união o fortalecimento da atividade. Os artesãos identificaram no mundial uma importante oportunidade de negócio. A reserva ecológica de Tapacurá serve como inspiração para o trabalho, que contou com ajuda do Sebrae em Pernambuco, por meio do Centro Pernambucano de Design.

A associação criou a Coleção Pau-Brasil, que conta com diversas peças de design inspirado no regionalismo e na ecologia. São camisas masculinas e femininas estampadas com bordados das folhas de pau-brasil, ecobags, aventais, chaveiros, sandálias, entre outros.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Dia do Pau-Brasil é comemorado em todo o país.”

  1. […] Dia do Pau-Brasil é comemorado em todo o país. […]

Leave a Comment