“Dia Mundial da Água” aborda temas como recursos hídricos e energia.

AguaEm função do Dia Mundial da Água, a ser celebrado em 22 de março, a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o hotsite Águas de Março 2014, disponível em http://aguasdemarco.ana.gov.br/2014 .

A oitava edição da página eletrônica contém informações sobre eventos que ocorrerão no País em função da data, cujo tema é “Água e Energia”. No hotsite, qualquer internauta pode divulgar eventos realizados em função do Dia Mundial da Água.

A escolha do tema pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos.

Dados da Agência Internacional de Energia revelam, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030, o que aumentará a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.

Pesquisa feita pela ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa energética em países com escassez de água.

Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2013, da Agência Nacional de Águas, o País possui cerca de 1.064 empreendimentos hidrelétricos, sendo 407 deles Centrais de Geração Hidrelétricas (CGH), 452 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 205 Usinas Hidrelétricas (UHE).

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro naquele ano.

Então, desde 1993, as celebrações ao redor do planeta acontecem em 22 de março a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os desafios relacionados aos recursos hídricos.

Em anos anteriores, a ONU colocou em discussão temas como “Água e Segurança Alimentar”, “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”, “Saneamento” e “Cooperação pela Água”.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to ““Dia Mundial da Água” aborda temas como recursos hídricos e energia.”

  1. […] “Dia Mundial da Água” aborda temas como recursos hídricos e energia. […]

Leave a Comment