Ecoturismo em unidade de conservação: estratégia para a preservação e fonte de receita sustentável.

LivroJá está disponível em versão digital o livro “Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo: 2006-2013”. A obra, que está recheada de fotos, está dividida em seis capítulos. São eles: Mata Atlântica: patrimônio para se proteger; O ecoturismo como estratégia para conservação; Parques Estaduais: consolidação como destinos ecoturísticos; Desenvolvimento do produto turístico na área de influência do projeto; Fortalecimento da capacidade de gestão do ecoturismo; e Resultados alcançados.

Dentre os objetivos gerais do projeto estão organizar as Unidades de Conservação (UCs) como produtos turísticos para atrair, reter e satisfazer um mercado diversificado de visitantes, visando consolidar a vocação do turismo sustentável na área de influência do Projeto, como estratégia de conservação da Mata Atlântica e em apoio ao desenvolvimento socioeconômico da região.

Já os objetivos específicos são melhorar os equipamentos turísticos e a organização dos parques estaduais para a gestão do ecoturismo; organizar e consolidar o produto turístico na área de influência direta do Projeto; e fortalecer a capacidade de gestão do ecoturismo na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), na Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo e nos parques participantes no Projeto.

A publicação contou com a participação da população e do setor privado, e o apoio do BID, que desenvolveram uma estratégia de conservação baseada no ecoturismo dedicada aos parques Carlos Botelho, Caverna do Diabo, Ilha do Cardoso, Ilhabela, Intervales e Turístico do Alto Ribeira (mais conhecido como PETAR).

A participação da sociedade civil foi essencial para a consolidação das ações. A população local recebeu capacitação em distintas áreas: monitoria ambiental, reforço das culturas artesanais, gestão de projetos, manejo agroflorestal, plano de negócios para áreas distintas, apicultura, primeiros socorros, entre outros.

A história completa deste programa pode ser vista no link http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=38179042 .

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque  

 

Related posts

One Thought to “Ecoturismo em unidade de conservação: estratégia para a preservação e fonte de receita sustentável.”

Leave a Comment