Educadores de escolas estaduais participam de oficina sobre destinação correta de resíduos.

OngA equipe do projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa, nos dias 20 e 28 de maio e 10 de junho, promoveu três oficinas sobre Consumo e Descarte Sustentável. Voltadas para 128 professores, diretores e coordenadores pedagógicos, as oficinas foram ministradas nas Diretorias Estaduais de Ensino Norte 1, Centro-Oeste e Centro, que coordenam as escolas estaduais da Subprefeitura Lapa e de outras regiões.

As oficinas tiveram o mesmo conteúdo programático, direcionado à capacitação dos educadores em temas referentes ao consumo consciente e ao descarte adequado dos vários tipos de resíduos gerados nas escolas e nos domicílios.

“Pretendo, com o que aprendi, levar mais um pouco de conteúdo para minha escola, principalmente sobre as cooperativas, o cata-bagulho e o minhocário”, comentou Magaly Consulino da Escola Estadual Eduardo Prado. É importante que os educadores que compareceram às oficinas disseminem nas escolas informações sobre como reduzir o desperdício e preservar o meio ambiente. A partir do trabalho destes agentes replicadores, é possível conscientizar a adoção de hábitos mais sustentáveis pelos jovens, tendo como suporte os materiais educativos elaborados pelo projeto.

As apresentações das oficinas e o diagnóstico sobre gestão de resíduos domiciliares na Sub Lapa estão disponíveis para download (clique aqui), além disso, todas as escolas estaduais coordenadas por estas três diretorias vão receber exemplares do mapa/folder com a localização de pontos de entrega de resíduos, de alimentação orgânica e de práticas de sustentabilidade.

Foram destinados 16.690 exemplares do mapa do Consumo e Descarte Sustentável para serem entregues aos estudantes das 21 escolas estaduais que estão na região da Subprefeitura Lapa. Outros 4.020 folders serão distribuídos para mais de 200 escolas coordenadas pelas Diretorias Norte 1, Centro ou Centro-Oeste, localizadas em outras subprefeituras.

Entre abril e junho deste ano, o projeto realizou 12 oficinas para instituições parceiras, lideranças comunitárias, agentes estratégicos, moradores da região e funcionários públicos, totalizando 352 participantes. Além das três Diretorias Estaduais de Ensino, outras oficinas também foram ministradas nas seguintes instituições parceiras: Senac Lapa Tito, Subprefeitura Lapa, Diretoria Regional de Educação Pirituba, Faculdades Integradas Rio Branco, Natura, Sest Senat e Sociedade Benfeitora Jaguaré.

Desenvolvido pelo Instituto 5 Elementos, o projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa é financiado pelo FEMA (Fundo Especial de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo) e apoiado pela Natura Cosméticos e outras 38 instituições parceiras.

Saiba mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Instituto 5 Elementos no www.5elementos.org.br .

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Educadores de escolas estaduais participam de oficina sobre destinação correta de resíduos.”

  1. […] Educadores de escolas estaduais participam de oficina sobre destinação correta de resíduos. […]

Leave a Comment