Instituto Raoni Vilas Boas é lançado no Parque Chico Mendes.

Nos objetivos disseminar conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade e promover ações e debates sobre questões socioambientais.

No último domingo (10/6) ocorreu no Parque Chico Mendes, em Osasco, o lançamento do Instituto Raoni Vilas Boas. O evento contou com a presença de familiares e amigos como Erica Ornellas, mãe de Raoni Vilas Boas, e Beatriz Galvão, viúva de Glauco, além de lideranças locais e de autoridades como o vereador Claudio da Locadora e Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente. Juliana Castilho, Secretária Executiva do Instituto, agradeceu a presença de todos como a dos grafiteiros da região e internacionais que pintaram ao vivo 15 painéis com diversos temas como água, floresta, etc. “O instituto chega para realizar um sonho e contribuir na mudança da sociedade no sentido de inserir no cotidiano as práticas sustentáveis através da Educação. Agradecemos aos artistas que pintaram os painéis que serão leiloados para reverter em verba para o instituto”.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, falou do compromisso do prefeito Emidio com a sustentabilidade desde o início de sua gestão. Também destacou algumas ações da secretaria. “Desenvolvemos várias atividades e ações com o objetivo de educar e promover o respeito e o cuidado com o meio ambiente. O Parque Glauco Villas Boas é um exemplo e foi criado para estimular a preservação do meio ambiente e promover a educação ambiental. A defesa dos recursos naturais é um movimento planetário que objetiva combater as mudanças climáticas. Solicito a todos que colabore com o Instituto Raoni”.

Apresentaram-se a cantora Isa Ferreira e Thelio, Banda Ipojucã Vilas Boas, Banda Jah I Ras, grupo Bandoendes e Associação Ambiente-se. Ainda, atividades paralelas como tradições Indígenas, apresentações de canto e de tambores africanos com alunos do P.E.P.A, capoeira, judô, recreação, pintura no rosto, alongamento, trilha ecológica pelo parque, oficinas de reciclagem, gincana, artesanato e brindes e grafite.

Também prestigiaram o evento Neper Luiz de Barros, diretor do Parque Chico Mendes, e Abigail Silva, presidente da Sociedade Amigos do City Bussocaba.  Apoio da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto África Viva, da Escola P.E.R.A, da Associação Douglas Vieira e da CARBISA Agricultura. 

Sobre o Instituto Raoni

Após uma viagem às comunidades indígenas na Floresta Amazônica, um grupo de jovens se uniu no ideal de difundir ao mundo os modelos de sustentabilidade que conheceram, provando que existem maneiras possíveis de convivência do ser humano com a natureza sem a degradação do meio ambiente.

Com este foco, o grupo de jovens resolveu homenagear o amigo Raoni Vilas Boas, dando-lhe o nome do Instituto, pois era também uma visão do próprio “Rao”, como era carinhosamente conhecido.

Raoni e Glauco

Raoni Villas Boas morreu aos 25 anos. Era filho do renomado cartunista Glauco Villas Boas e fundador da Igreja Céu de Maria, inspirada nos cultos do Santo Daime. Ambos, foram assassinados em março de 2010, em Osasco. 

Glauco ficou conhecido por suas charges publicadas desde 1977 no jornal Folha de S.Paulo. Criador de personagens como Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Geraldinho e Geraldão, seu ingresso no jornalismo se deu nos anos 70, graças ao jornalista Hamilton Ribeiro, que dirigia o “Diário da Manhã”, em Ribeirão Preto, e tirou o paranaense da fila do vestibular para Engenharia. 

 Alguns anos mais tarde, em 1976, a premiação no Salão de Humor de Piracicaba abriu as portas do jovem cartunista para a grande imprensa. Em 1977, Glauco começou a publicar suas tiras esporadicamente na Folha de S. Paulo. A partir de 1984, quando a Folha dedicou espaço diário à nova geração de cartunistas brasileiros Glauco passou a publicar suas charges periodicamente.

No dia 25 de fevereiro de 2012, a duas semanas de seu quinquagésimo quinto aniversário de nascimento, e segundo aniversário de sua morte, Osasco ofereceu aos amigos e familiares do cartunista, o Parque Ecológico Glauco Vilas Boas, localizado bem aos pés do morro em cujo cume está a casa onde viveu com sua família e sua obra. 

INFORMAÇÕES: Juliana Castilho, Secretária Executiva do Instituto Raoni Vilas Boas. Fone: (11) 7732-2894. E-mail:  [email protected] Blog: http://institutoraonivilasboas.wordpress.com.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Instituto Raoni Vilas Boas é lançado no Parque Chico Mendes.”

  1. […] Instituto Raoni Vilas Boas é lançado no Parque Chico Mendes. […]

Leave a Comment