IV Jornada pelo Rio Tietê acontece em setembro.

Para o presidente do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Pinheiros-Pirapora os cuidados com as águas é uma demanda mundial e ajuda no combate as mudanças climáticas. 

No dia 22 de setembro será realizada a “IV Jornada pelo Tietê”, grande caminhada ecológica. A concentração ocorrerá às 8 horas no portal da Estrada Parque, em Itu (próximo à ponte sob o rio Tietê). A comissão organizadora pede para que neste dia os participantes vistam roupas leves, usem boné, passem filtro solar e tragam suas garrafas com água. 

“Nosso objetivo é desenvolver um diálogo acerca das complexas questões socioambientais em torno do rio Tietê e mobilizar as pessoas em relação à poluição do rio. Ainda, planejar o uso, evitar a escassez e promover a educação ambiental. Convidamos todas as cidades, pessoas e instituições para caminhar  as margens do rio Tietê”, disse Patricia Otero, secretária de Meio Ambiente de Itu. Na programação, exposição “Tietê, da Serra do Mar ao Rio Paraná”, uma realização da Editora Horizonte, na sede da SOS Mata Atlântica – Estrada Parque. De 25 a 28 de setembro, a exposição estará no Centro Administrativo Municipal de Itu. De 1 a 5 de outubro, em  Salto e de 8 a 12 de outubro a exposição estará em Cabreúva. 

Para o secretário de Meio Ambiente de Osasco e presidente do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Pinheiros-Pirapora/Alto Tietê, Carlos Marx, os cuidados com as águas é uma demanda mundial e ajuda no combate as mudanças climáticas. 

A água tem um processo de evaporação que umidifica o ar e ajuda na mitigação do efeito dos gases veiculares e ajuda a manter o clima ameno. “Infelizmente, o rio Tietê está poluído pelos esgotos e por isso suas águas não podem ser usadas para abastecimento”, comentou Marx. 

O ambientalista Carlos Marx ressalta que para a diminuição das mudanças climáticas, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem investido em arborização, revitalização de minas e nascentes. Ainda, ofereceu curso de Recuperação e Preservação de Nascentes Urbanas ministrado por Rinaldo Calheiros, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas  com a participação de profissionais das prefeituras das cidades de São Paulo, Carapicuíba, Poá, Jandira, Itapevi, Barueri, Fartura e Embu das Artes, além de ativistas do terceiro setor.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) até 2018 pretende investir mais de R$ 300 milhões e tratar 100% dos esgotos dos municípios da região Pinheiros-Pirapora. 

Fórum em Defesa do Médio Tietê

Criado em 2010, o “Fórum em Defesa do Médio Tietê” desenvolve ações, atividades e eventos, articula contatos e implanta a interlocução direta entre os municípios das Bacias Hidrográficas do Alto e Médio Tietê em prol da limpeza, despoluição das águas e recuperação da Mata Ciliar do Rio Tietê.

Informações: Patricia Otero, Secretária de Meio Ambiente de Itu. Contato: [email protected] 

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “IV Jornada pelo Rio Tietê acontece em setembro.”

  1. […] IV Jornada pelo Rio Tietê acontece em setembro. […]

Leave a Comment