Lapas destaca Meio Ambiente em festa de 51 anos de Osasco.

OsascoO aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa de Osasco ocorreu nesta terça-feira (19/2) e foi comemorado com bolo, passeio ciclístico, atividades culturais (show com a artista Isa Ferreira e Conservatório Musical Villa Lobos) e palestra “Sustentabilidade”, proferida por Antonio Luis Aulecino, na Sede da Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO). 

O corte do bolo de 51 anos aconteceu por volta das 10 horas, no Parque Ecológico do Jardim Piratininga. Em sua fala, o prefeito Jorge Lapas (PT) destacou a atuação do jornalista e ambientalista Carlos Marx à frente da Secretaria de Meio Ambiente, citou a criação de parques ecológicos e academias ao ar livre para dar mais qualidade de vida aos moradores e visitantes da cidade. 

De acordo com Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente e presidente do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Pinheiros-Pirapora/Alto Tietê, o corte de bolo no parque é uma novidade adotada a partir deste ano. Antes, o corte acontecia no Calçadão da Rua Antônio Agu. Agora, a intenção da administração municipal é levar a festa, a cada ano, a um bairro da cidade. 

Para a bacharel em Direito, Flávia de Souza, que também representou o vereador Claudio da Locadora (PV), nos últimos anos várias ações têm sido feitas na melhoria ambiental da cidade. 

“Nasci em Osasco e moro no Jardim Baronesa bem próximo a uma praça. Tenho observado que na cidade há mais atividades em áreas verdes, as praças estão sendo cuidadas. Sabemos que há muitos pedidos de podas de árvores e na medida do possível eles são atendidos. É preciso mais investimento em áreas verdes e na proteção das águas”, disse Flávia.

O professor Wilson Pereira, do Conselho de Proteção ao Meio Ambiente de Osasco (CPMAO), falou da importância de investimento em Educação Ambiental e disse ter achado o evento muito bonito com a presença de moradores de vários bairros. 

Para o jornalista Altair Barbosa Gouveia, da Associação de Promoção para o Crescimento e Desenvolvimento Social (Procedes), há muito que comemorar principalmente no reconhecimento regional e nacional de alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente.

As biólogas Paulínia Arce e Suzete Macedo dos Santos ficaram felizes e honradas com o fato do corte do bolo ter sido realizado no parque Piratininga, onde está localizado o Borboletário da cidade. 

De acordo com Amanda França, da Secretaria de Meio Ambiente, Osasco tem 9 parques e 5 deles é permitida entrada de animais de estimação. Dentre as atividades há o programa Osasco Mais Bonita, Feira de Orgânicos, campanha Segunda Sem Carne, projeto Biodiesel, projeto Arborização e o Projeto de Recuperação de Minas e Nascentes que conscientiza a população da importância de se preservar os corpos d’água de Osasco. 

Em Osasco há também o Ecomuseu, Cineclube Socioambiental Chico Mendes, Borboletário, Salas Verdes, além dos cursos Alimentação e Saúde, Horticultura, Jardinagem, Produção de Flores, Artesanato, Futebol e Meio Ambiente e Skate.

Também prestigiou o evento Glayton Hipólito, presidente da Associação Amigos do Rochdale, além de autoridades como vereadores e o ex-prefeito Emidio de Souza (PT). 

PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES DE 51 ANOS DE OSASCO

22/02 – 16 horas

Encerramento da exposição “Histórias Pitorescas da Emancipação e Participação dos Servidores Municipais. Sede do IPMO – avenida Avelino Lopes, 70, Centro

22/02 – 19h30

Culto Evangélico. Centro de Eventos Pedro Bortolosso – avenida Visconde de Nova Granada, 11, Jardim Alvorada.

23/02- 10 horas

Entrega de títulos de posse (escrituras) no Jardim Conceição, na Emef Professor Renato Fiuza Teles – rua Orlando Torres, 490, Jardim Conceição.

23/02- 11 horas

Assinatura de Contratos do Residencial Flor de Jasmin. Centro de Eventos Pedro Bortolosso – avenida Visconde de Nova Granada, 11, Jardim Alvorada. 

23/02- 14 horas

Entrega de 66 unidades habitacionais no Jardim Vicentina.  Rua Ilha Bela, entre as avenidas Antônio Russo e Maria dos Anjos Conceição 

23/02- 16 horas

Entrega da nova EMEF Professora Terezinha Martins Pereira.  Praça Anézio Cabral, s/n, Rochdale

Para mais informações sobre as atividades da Secretaria de Meio Ambiente: [email protected]  / (11) 3652-9107 /  www.osasco.sp.gov.br

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Lapas destaca Meio Ambiente em festa de 51 anos de Osasco.”

  1. […] Lapas destaca Meio Ambiente em festa de 51 anos de Osasco. […]

Leave a Comment