Meio ambiente e educação são temas de encerramento do Vocacional Música 2013.

SarauA natureza serviu como inspiração para o “Sarau ecológico”, do Programa Vocacional Música 2013, na Biblioteca Pública Municipal Álvares de Azevedo, Vila Maria, SP. A mostra artística, apresentada pela jornalista e ambientalista Rosi Cheque, ocorreu na noite de sábado (30/11) e contou com convidados especiais como o compositor e cantor Domingos Sávio, que em breve estará lançando o CD “Proa”.

Dentre os participantes a coordenadora do Vocacional Música da equipe norte, Claudia Polastre, doutora em Música pela Universidade de São Paulo; Elaine Telles, coordenadora da Biblioteca Álvares de Azevedo; e o radialista Nivaldo Baptista. Para estimular a reutilização, mais de 80% do cenário foi feito com sobras de materiais de atividades anteriores realizadas em outros espaços. Clique no link e confira fotos do “Sarau ecológico”:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3724941458127&type=1&l=678e3aea5d

O trabalho artístico teve como base diversas músicas e poesias para despertar a consciência ecológica, além de canções com temas sobre amor, água, florestas, bondade, amizade, saudade e questões socioambientais. A cada quatro músicas um poema era declamado, dentre eles “Córrego Tremembé”, principal rio da zona norte; “Folhas Verdes”, “Permitindo o pranto” e “Tietê”, uma homenagem ao principal rio do Estado de São Paulo.

Para Miranda de Amaralina, artista orientador, o tema e as músicas foram definidos democraticamente e tudo discutido em grupo. A apresentação teve como objetivo mostrar aos convidados os trabalhos realizados no período, principalmente despertar a atenção quanto às ações individuais e coletivas sobre o meio ambiente. “Gostei muito, todos se envolveram. Sentirei saudades”, comentou.

No repertório músicas de autoria dos artistas vocacionados (AVs) como “Olhando para o céu”, de Silvio Show, e “Porta fechada”, de Paulo Mesquita. Ainda, “Hagua”, de Seu Jorge;  “Dust in the Wind”, do grupo Kansas; e “Baile”, de Djavam.

A vocacionada Dora encantou ao cantar o amor, as rosas, as orquídeas e as violetas. Ela interpretou a música “Perfídia”. Na percussão: Miranda, Gabriel Lima e Claudia Lima. Já Lourdes, carinhosamente chamada de Daise Lu, cantou “As folhas verdes de verão”.

“Pra mim foi muito bom e um grande aprendizado. Eu nem sabia que Tietê também era um pássaro em extinção”, disse Dora. “Gostei muito e achei tudo bonito. O cenário ficou lindo. Não foi uma apresentação musical apenas, foi um alerta educativo, esperamos ter plantado a mensagem de cuidar das nossas florestas e rios”, complementou a vocacionada Cida.

“Matriz ou filial”, do compositor Jamelão, foi interpretado pelo artista vocacionado Sabino; e Jassi Santos, muito emocionada, interpretou Ivete Sangalo. Já Dejane Lima, Gabriel Lima e Claudia Lima deram um show tocando e cantando várias canções.

“Amei ver em cena os filhos tocar e cantar com a mãe. Há várias gerações num mesmo grupo. Tudo bonito. Foi muito acolhedor. Todos estão de parabéns. Moro em Pinheiros e não me arrependi de ter vindo prestigiar essa festa”, comentou Suely Campos Oliveira.

Pouco antes do término do “Sarau ecológico”, os vocacionados homenagearam Miranda de Amaralina e Elaine Telles, deixando a todos uma mensagem de um Natal Sustentável (na ceia, na decoração e nos presentes).

A noite foi encerrada com todos no palco cantando “Eu só quero um xodó”, homenageando o cantor e compositor Dominguinhos, falecido a pouco mais de três meses. Após a música, convidados e vocacionados degustaram doces, bolos, salgadinhos e refrigerantes.

Vocacional

O Programa Vocacional é composto por artes visuais, música, teatro, dança, vocacional apresenta e aldeias. Podem participar pessoas a partir de 14 anos. O foco do programa é promover a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade de São Paulo. O projeto ocorre, há mais de 10 anos, em espaços como bibliotecas, CEUs, centros culturais tanto da Secretaria Municipal de Cultura quanto da Secretaria Municipal de Educação.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Meio ambiente e educação são temas de encerramento do Vocacional Música 2013.”

  1. […] Meio ambiente e educação são temas de encerramento do Vocacional Música 2013. […]

Leave a Comment