…
Por conta de sua biodiversidade, o Brasil é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre. Pesquisadores, especialistas, gestores e a população comum em geral interessada na fauna silvestre já podem se inscrever para o I Seminário Internacional sobre Fauna Silvestre. Promovido pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), o evento será realizado no dia 11 setembro de 2010, no Auditório do Parque da Cidade, em Jundiaí (SP). Apoio: Prefeitura de Jundiaí, Tetra Pak©, DAE e Mata Ciliar. Informações: wspabrasil@wspabr.org. Fone: (21) 3820-8200, com Larissa ou Anna Paula.
Segundo a comissão organizadora, o evento vai reunir especialistas nacionais e internacionais que discutirão temas relacionado à gestão e ao bem-estar da fauna silvestre no Brasil. Parte da renda obtida com as inscrições será revertida para a ONG Projeto Mucky – Protegendo Primatas Brasileiros. Inscrições: Até 06/09/2010 – R$ 50,00. Após esta data – R$ 80,00.
Programação
Na programação palestrantes e convidados renomados. Na cerimônia de abertura Elizabeth Mac Gregor, da WSPA, vai falar da instituição e do programa de Fauna Silvestre. Na sequência, Iris Mazurek, da WSPA-Londres, vai participar do painel 1 que traz o tema “Bem-Estar de Animais Silvestres e Etologia”. Sob coordenação da Dra. Cristina Harumi, da Mata Ciliar, o tema será debatido pelos palestrantes Vanessa Kanaan, da UFSC, e Dra. Anabela Pinto, da Universidade de Cambridge, RU.
O tema do painel 2 é “Enriquecimento Ambiental nas Diferentes Espécies”. Na coordenação a Dra. Thais Codenotti, do Convidas. Os palestrantes são a Dra. Cristiane Pizzuto, do Shape Brasil; e a Dra. Cynthia Cipreste, do Zoo BH.
“Legislação: Cenário Brasileiro Governamental” é o tema central do painel 3 cuja coordenação fica por conta da Dra. Selma Mandruca, do GAP. Roberto Cabral, do Ibama – Brasília; Carlos Tavares, da PF Santa Catarina; e Paulo Soares, do M Jundiaí, são os palestrantes convidados.
O painel 4 tem como tema central “Programas de Reabilitação e Soltura” e está sob coordenação de Marcelo Pavlenco, da SOS Fauna. Os palestrantes são a Dra. Cristiane Kolesnikovas, do R3 Animal; e o Dr. Paulo Anselmo, da Sociedade Paulista de Zoológicos.
O painel 5 vai abordar o tema “Gestão de Fauna Silvestre e Comércio de Animais Silvestres” e será coordenado por Livia Botár, do Projeto Mucky. Palestrantes: Lorena Kempff (Fundação Noel Kempff – Bolivia) e Dra. Angela Branco (Pró-Animal).A noite será o lançamento Campanha “Silvestre não é Pet” e encerramento.
Dados
Segundo dados do Relatório Nacional sobre a Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente, entre os vertebrados, o Brasil abriga 517 espécies de anfíbios (das quais 294 são endêmicas), 468 de répteis (172 endêmicos), 524 de mamíferos (com 131 endêmicas) , 1.622 de aves (191 endêmicas), cerca de 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos, são cerca de 15 milhões de espécies.
Uma reportagem publicada no site Ambiente Brasil, revela que o Brasil abriga mais de 10% de 1.400.000 seres vivos catalogados no planeta. Na classificação mundial em diversidade de espécies o Brasil é o primeiro em primatas, borboletas e anfíbios.
A Lei de Crimes Ambientais, criada em fevereiro de 1998, considera os animais, seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, propriedade do Estado, considerando que a compra, a venda, a criação ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime inafiançável.











Comentários