Os resíduos eletrônicos configuram um grande problema no tocante a sua destinação. Em geral para fabricar um aparelho eletrônico, são utilizados inúmeros componentes diferentes e quando se realiza o descarte, a desmanufatura torna-se onerosa por conta da separação dos diversos tipos de materiais encontrados em um único equipamento. Além disso, é necessário empregar técnicas específicas para a descontaminação de determinados componentes que podem ser contaminantes e por sua vez, nocivos ao solo, água e até mesmo à saúde humana.
Entre os países emergentes, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico, junto com a China e o México. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 12/2010, o poder público, os consumidores e os fabricantes passaram a compartilhar as responsabilidades para a destinação de todos os tipos de resíduos.
Atenta a esta demanda, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, com o apoio do Banco Bradesco e a Suzaquim, realizarão entre os dias 23/11/2011 e 23/12/2011, a 2ª Ação de Arrecadação de Resíduos Eletrônicos. Durante a primeira ação, no ano de 2010, foram arrecadadas e destinadas para a reciclagem, 16 toneladas de resíduos, entre equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas nos postos de coleta espalhados pela cidade.
Nesta edição, os pontos de coleta estarão instalados nos parques e shoppings da cidade. Nestes pontos deverão ser descartados apenas CPUs, mouses, teclados, monitores, placas, aparelhos de som, celulares, pilhas e baterias. Equipamentos maiores, como máquinas de lavar roupas, geladeiras, microondas e televisores deverão ser entregues no Parque Chico Mendes, onde há um container específico para receber este tipo de materiais.
Informações sobre a campanha poderão ser obtidas pelo telefone 3652-9512 ou pelo e-mail: sema@osasco.sp.gov.br.
ENDEREÇOS DOS POSTOS DE COLETA:
Osasco Plaza Shopping: Rua Tenente Avelas Pires de Azevedo, 81, Centro
SuperShopping: Avenida dos Autonomistas, 1828, 3° Piso, Centro
Shopping União de Osasco: Avenida dos Autonomistas, 1400, Âncora K, Vila Yara
Shopping Primitiva: Rua Dona Primitiva Vianco, 100 e Calçadão Antônio Agú, 121, Centro
Galeria Shopping: Rua Dona Primitiva Vianco, 244, Centro
Parque Chico Mendes: Rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba. Fone: 3591-1828
Parque Clóvis Assaf (Parque da Cidade das Flores): Av. Ipê, Cidade das Flores (término da Rua Canela), na Cidade das Flores. Fone: 3695-3658
Parque Dionísio Álvares Mateos (Parque do Jardim das Flores): Rua Georgina, 64, Jardim das Flores. Fone: 3654-1660
Parque Nelson Vilha Dias (Parque do Rochdale: Av. Esmeralda, Rochdale. Fone: 3599-5956
Parque do Jardim Piratininga: Rua David de Souza, 111. Fone: 3602-1014
Parque dos Portais: Av. Juscelino K. de Oliveira – ao lado do piscinão
Portal D’Oeste











Comentários