Neste Natal seja sustentável no cardápio, nos presentes e na decoração.

Natal SustentavelO fim de ano é uma época comumente cheia de gastos. Mas, com pequenas atitudes, é possível evitar o desperdício e economizar. Que tal doar aquele colar ou aquela blusa que está na gaveta faz alguns meses? E que tal aprender a fazer uma linda árvore, guirlandas com materiais que temos em casa e recicláveis? Já pensou em inovar e fazer aquele jantar vegetariano? 

Essas são apenas algumas das dicas de mudanças de atitude para que a sua decoração de Natal esteja focada nos princípios da sustentabilidade. Tanto a estrutura do presépio quanto os enfeites que ornamentam a árvore podem ser feitos com garrafas plásticas reutilizadas. 

E, é claro, não precisa deixar de dar presentes aos filhos, nem de preparar uma festa gostosa. Contudo, minimizando alguns gastos você evita o desperdício e ajuda a preservar a natureza.   

Especialistas dão várias dicas interessantes como Isabela Antunes Joff, sócia da rede Mundo Verde; e Heloísa Torres de Mello, Gerente de Operações do Instituto Akatu. A seguir algumas dessas dicas.

CARDÁPIO VEGETARIANO

Para uma ceia de Natal consciente, dê preferência a um cardápio vegetariano. Evite comer e beber em excesso.  Segundo especialistas na área, famílias brasileiras desperdiçam, em média, de 20% a 30% dos alimentos que compram. Para evitar desperdícios, planeje antes e compre apenas os alimentos que for usar. Prepare as refeições com produtos orgânicos (sem agrotóxicos) e cultivados na sua região – que são mais saborosos, nutritivos e saudáveis. De quebra, você ainda ajuda os pequenos agricultores, reduz custos de transporte e o desperdício. 

Junte todo o óleo de cozinha utilizado na preparação dos alimentos. Depois de frio, coloque esse óleo em uma garrafa pet e leve para reciclagem. Se jogá-lo no ralo, você contribui para a poluição dos rios. Escolha pratos e copos de porcelana e vidro, além de guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados. Evite os descartáveis, que viram lixo.

Economize água e trabalho deixando bacias cheias de água e um pouco de detergente biodegradável ao lado da pia. Coloque copos em uma bacia, talheres em outra. Será muito mais rápido e fácil lavá-los. Separe para a coleta seletiva os materiais recicláveis, como garrafas PET e latas de alumínio. 

PRESENTES

Controle o impulso consumista. Planeje suas compras e estabeleça um limite de gastos. Faça listas de presentes, enfeites e alimentos. Reflita bem antes de comprar a prazo. Se necessário, verifique a taxa de juros e analise as prestações. Caso você pague à vista, tente negociar um desconto no preço.

 Brinque de “amigo-oculto ou secreto”, que fortalece a ideia de qualidade, em vez de quantidade. Você não precisa comprar, procure em seu guarda-roupa uma peça ou uma bijuteria que está guardada há mais de seis meses. Veja em sua estante aquele CD ou aquele livro que você já leu e releu e, então, pense em um parente ou amigo que ficaria feliz em ganhar este presente.

Para presentear crianças e adultos, use a imaginação e dê presentes alternativos. Faça você mesmo alguns de seus presentes ou compre produtos artesanais, feitos por comunidades, cooperativas ou entidades do terceiro setor. Se possível, opte por objetos feitos de materiais reciclados. Algumas alternativas para presentear são vasos de plantas, biscoitos, docinhos ou mesmo um bolo caseiro. Para as crianças, evite brinquedos movidos a pilhas, pois estas poluem o meio ambiente. 

EMBALAGENS

Na hora das compras, evite as sacolas plásticas, que são feitas com resina sintética, (originada do petróleo) – material que leva muito tempo para se decompor na natureza. Se necessário, acondicione suas compras em caixas grandes de papelão.  Quando for usar papel de embrulho, prefira os artesanais e feitos com material reciclado.

DECORAÇÃO

Escolha uma árvore com raiz para replantar. Assim, você vai utilizá-la novamente no próximo ano. Outra opção é fazer a sua própria árvore, utilizando garrafas, embalagens, tampinhas, latas de alumínio, entre outras.

Restrinja as luzes à árvore de Natal, e dê preferência para lâmpadas de baixo consumo. Não esqueça, também, de apagá-las antes de dormir. Outra opção é confeccionar os próprios enfeites, com cartões antigos e materiais naturais (ráfia, palha, retalhos, tecido, pedaços de lã). Fotos de árvores nacionais e animais, bem como de familiares, podem servir de belos ornamentos para a sua árvore.

No site Ciclovivo há várias dicas para fazer enfeites natalinos com materiais recicláveis.  A  árvore de Natal pode ser feita com sobras de madeira.  Os enfeites podem ser feitos com gravetos de jardim. As rolhas usadas podem ser reaproveitadas e transformadas na base de um enfeite de natal. Guirlandas de natal podem ser feitas com garrafas PET. Anjinhos de natal podem ser feitos utilizando latas de alumínio. Os presépios podem ser feitos com revistas. Já os bonecos de neve e flocos de neve podem ser feitos com restos de tecido, meias, palitos de sorvete, entre outros. 

Confira o passo a passo e fotos no http://ciclovivo.com.br/noticia/10_enfeites_natalinos_sustentaveis_para_voce_fazer.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Neste Natal seja sustentável no cardápio, nos presentes e na decoração.”

  1. […] Neste Natal seja sustentável no cardápio, nos presentes e na decoração. […]

Leave a Comment