Osasco tem programação especial na Semana Nacional de Museus.

Rosi ChequeA prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), oferece uma atividade especial para crianças e adolescentes durante a “13ª Semana Nacional de Museus” que traz como tema central “Museus para uma Sociedade Sustentável”. A programação (música, poesia e teatro) ocorre no Ecomuseu até sexta-feira. Na manhã desta terça (19), o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, prestigiou as atividades e conversou com a garotada.

No roteiro monitorado pelas técnicas da Sema duas seções: auditório (apresentação de música, teatro-poesia, vídeo e bate-papo) e visitas monitoradas às maquetes (biodiesel, água e urbanização desordenada).

Na abertura, o secretário Carlos Marx discorreu sobre as boas práticas e a conservação ambiental no ambiente escolar, separação dos resíduos, qualidade de vida. Comentou sobre a importância da alimentação saudável e horta escolar.

Em seguida, houve as apresentações artísticas com Isa Ferreira, que cantou algumas canções inéditas de sua autoria, e com a jornalista Rosi Cheque, que fez uma performance poesia-teatro. Depois, os estudantes assistiram ao vídeo “O monstro do lixo” e debateram o assunto ligando as apresentações artísticas, o filme e o cotidiano.

As gestoras da Sema, Paulla Abreu, Simony Fagundes e Edileusa Soares, discorreram ainda sobre o que é sustentabilidade apontando o uso dos recursos naturais de forma inteligente para que estes se mantenham no futuro. Além de assinalar questões como o fortalecimento da identidade e dos laços de pertencimento (família-escola-bairro-município); participação e organização popular na busca de uma cidade e de um meio ambiente saudáveis.

Os alunos, por sua vez, se mostraram receptivos e fizeram perguntas e comentários diversos, tais como crise da água, enchentes, reciclagem, descarte e quantidade de resíduos gerados por pessoa e, principalmente, discorreram como pensam o futuro.

Empolgados pela atividade educativa e recreativa, um grupo de alunos do 5º ano da EMEF Cecília Correa Castelani comentou sobre as atividades no auditório e no Ecomuseu.

Edson Leandro, de 11 anos, disse ter aprendido muito sobre os resíduos. “Prestei mais atenção no lixo e aprendi que se a gente não reciclar agora, daqui uns anos, não vai mais ter floresta e nem água”.

“Aprendi que é muito bom reciclar o máximo de coisas. Na minha casa, às vezes, a gente usa garrafa de água pra colocar suco ou água na geladeira. É importante cuidar da natureza ”, disse a estudante Daniela Ferreira, referindo à reutilização.

“De tudo que aprendi hoje, gostei mais do vídeo porque falou de educação, do combate ao lixo que traz higiene e saúde pra todo mundo”, relatou a aluna Júlia Beriello Lino.

Já a estudante Carolina Morgado destacou as apresentações artísticas como aprendizado. “Achei legal a música dos legumes. Gostei também do teatro na hora em que a floresta pede socorro e da hora que falou da poluição do ar, da água pura”, referindo-se aos poemas “Pranto Verde”, de Ederson Peka, e “Folhas verdes”, de Rosi Cheque.

 No geral, as professas fizeram uma avaliação positiva da atividade, sublinhando o resgate de valores sociais e ambientais, através da escola, para fortalecer o exercício da cidadania. Para as educadoras, a curiosidade das crianças nas atividades e o entusiasmo deverá ser construtivo no ambiente escolar e familiar.

Também estão participando das atividades no Ecomuseu alunos da EMEF Quintino Bocaiúva e da EMEF João Euclydes Pereira.

Data comemorativa

A 13ª Semana Nacional dos Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio, e enfatiza o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade, seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária.

Nos museus, a sustentabilidade oportuniza repensar práticas, rever ações, debater, questionar, mobilizar e, sobretudo, aperfeiçoar a participação social para a construção de um mundo que reverbere essas ações. A 13ª edição da Semana Nacional de Museus, ao trazer essa causa para discussão, vem fomentar em toda a sociedade uma maior conscientização da ação do homem sobre o planeta e reforçar a necessidade urgente de alinhar nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.

Ecomuseu

O Ecomuseu de Osasco está instalado no Núcleo de Educação Ambiental Padre Ângelo Mazaroto, no Parque Ecológico Dionísio Álvares Mateos, localizado à rua Georgina, 64, Jardim das Flores. Informações: (11) (11) 3684-0749.

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

Leave a Comment