Parque Ecológico do Rochdale comemora Dia da Consciência Negra.

Música, dança, roda de poesias, ginástica, yoga, contação de estórias e capoeira fizeram parte da programação do projeto Domingo no Parque, que aconteceu no último dia 25, no Parque Ecológico do Rochdale. Nesta edição, a atividade celebrou o Dia da Consciência Negra. Também foram atrações o cantor e compositor Max Fairbancks (MPB) e uma mostra de dança, grupo orientado por Thais Terci, do Projeto Terci Arte e Dança. 

Criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (Sema), o objetivo principal do projeto Domingo no Parque é propiciar atividades aos frequentadores dos parques e estreitar a relação de todos com o meio ambiente, sempre ressaltando a importância e preservação da natureza.

Para a artista e coordenadora do projeto, Isa Ferreira, ressaltar o Dia da Consciência Negra significa lutar contra o preconceito. “Cuidar do meio ambiente é também olhar sem discriminação o outro, o diferente”, disse. 

Desde 2004, comemora-se, em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra, data que serve para conscientizar a população sobre a importância e cultura do povo de descendência ou origem africana. Ele tornou-se símbolo de um povo porque ensinou a todos a importância de se lutar pela liberdade.

“A capoeira tem muitos ritmos, crenças e muitas culturas. Vamos juntos buscar igualdade e convívio pacífico entre todos os povos. Convido vocês para conhecer a Associação Terra Esperança, capoeira Luanda”, disse Buiu, capoeirista e professor.

O jornalista e Secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, falou brevemente do projeto que visa levar informação conservacionista e atividade cultural para a população. “Até o final de dezembro vamos inaugurar a extensão do Parque Ecológico do Rochdale. Vamos fazer um plantio de mais 300 árvores e, com isso, trazer mais verde e saúde para as pessoas”, afirmou. 

O ambientalista solicitou aos moradores do entorno e visitantes que ajudassem a conservar o parque. “Peço que preservem o verde deste local e ajudem a manter o espaço limpo não jogando lixo no chão”.

Durante as atividades do projeto Domingo no Parque são distribuídos panfletos e demais atividades da Secretaria de Meio Ambiente. 

A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco convida músicos, atores, dançarinos, poetas, artesãos, artistas em geral para participarem do Projeto Domingo no Parque. Informações: (11) 3652-9511, das 8h às 12h, com Isa Ferreira ou [email protected].

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Parque Ecológico do Rochdale comemora Dia da Consciência Negra.”

  1. […] Parque Ecológico do Rochdale comemora Dia da Consciência Negra. […]

Leave a Comment