Plano Estadual de Resíduos Sólidos é lançado em SP.

residuos solidosO Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo foi lançado  (29/10) no auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e CETESB. A proposta objetiva provocar uma gradual mudança de atitude, hábitos e consumo na sociedade paulista.

A finalidade do plano é permitir ao Estado programar e executar atividades capazes de transformar a situação atual em uma condição desejada, de modo a aumentar a eficácia e a efetividade da gestão dos resíduos sólidos.

O documento lida com questões de curto, médio e longo prazos, com vistas não só a resolver problemas imediatos, mas também a evitar e mitigar problemas futuros e potencializar boas práticas e soluções inovadoras na área.

Segundo Rubens Rizek, secretário do Meio Ambiente, a representatividade refletida pelo auditório lotado marca esse evento de importância ímpar. “O plano está muito bom e é um belo instrumento de gestão futura. Mais que isso, trata-se de uma ferramenta de evolução cívica e social”, disse.

Rizek aproveitou para declarar a importância da valorização das carreiras técnicas da SMA e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). “Especialistas ambientais e executivos públicos tornaram possível o desenvolvimento deste trabalho. Essa moçada jovem é o futuro da gestão ambiental e mostra que se pode fazer gestão pública de forma técnica, sem misturar com questões políticas”, sintetizou.

O presidente da CETESB, Otavio Okano, que esteve acompanhado pelos diretores Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental e Aruntho Savastano, de Controle e Licenciamento Ambiental, falou da importância deste Plano para a gestão integrada e compartilhada de rejeitos sólidos, sendo uma importante ferramenta para prevenir e controlar a poluição, bem como proteger o meio ambiente e, consequentemente, a saúde pública.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Plano Estadual de Resíduos Sólidos é lançado em SP.”

  1. […] Plano Estadual de Resíduos Sólidos é lançado em SP. […]

Leave a Comment