Prefeitura de Osasco empossa conselheiros do Comdema.

Eleição ComdemaRecentemente, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), empossou os novos membros do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente de Osasco (Comdema). O evento ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental Padre Ângelo Mazzaratto, no Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos.

Na abertura, o presidente do Conselho, Carlos Marx, também secretário de Meio Ambiente e presidente do Subcomitê Pinheiros-Pirapora,  disse ter certeza de que, no atual governo,  as questões ligadas à preservação do meio ambiente avançarão ainda mais, contribuindo para a preservação do planeta às futuras gerações.

“Tenho plena confiança de que as pessoas vão se conscientizar sobre a importância do crescimento com sustentabilidade”, falou Marx, destacando ainda, como um dos principais desafios, a redução do aquecimento global.

Carlos Marx salientou também sobre as mudanças climáticas, dando como exemplo o vendaval que atingiu Osasco no início deste ano e a longa estiagem que já atinge grande parte do Nordeste do País.

O prefeito Jorge Lapas, por sua vez, falou sobre seus projetos para a área, incluindo a implantação de mais 7 parques públicos na cidade. “Mas a questão ambiental vai além. Precisamos ainda avançar na despoluição dos córregos e principalmente do Rio Tietê”, completou, acrescentando que, atualmente, apenas 35% do esgoto da cidade é tratado pela Sabesp antes de ser lançado no rio.

Lapas ressaltou ainda a importância de investimento em um transporte público de qualidade para fazer com que as pessoas utilizem menos o carro, reduzindo a emissão de poluentes. “A saída para isso é a implantação do transporte por veículos leves sobre trilhos, que diminuiria o número de ônibus, resultando em menos poluição. Aqui em Osasco, temos dois corredores que podem receber esse novo meio de transporte: as avenidas Visconde de Nova Granada e Hirant Sanazar, o que permite a articulação com os demais meios de transporte”, disse.

 Outro ponto destacado pelo prefeito como forma de contribuir com o meio ambiente é o combate à deposição irregular de lixo e entulho em vias públicas. “Precisamos estabelecer uma nova cultura de cuidado com a cidade. Osasco já ganhou vários prêmios nas áreas de Cultura, Habitação e Social, mas agora queremos ganhar mais prêmios, dentre eles o de melhoria na qualidade de vida”, afirmou.

O conselho é composto por representante das secretarias municipais de  Meio Ambiente; Assuntos Jurídicos; Saúde; Habitação e Desenvolvimento Urbano; Serviços e Obras e      Câmara Municipal, além de representantes de entidades como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco, Associação Comercial e Empresarial de Osasco, a Federação das Associações Amigos de Bairros de Osasco, Empreendedores e Defensores do Meio Ambiente e da Cidadania, Centro de Proteção Ambiental, Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e o Conselho de Proteção ao Meio Ambiente de Osasco.

Antes de empossar o novo Conselho Municipal de Defesa de Meio  Ambiente de Osasco (Comdema), o prefeito Jorge Lapas visitou o Núcleo de Educação Ambiental. O local, que recebe alunos para aulas de conhecimento e preservação da memória socioambiental, foi apresentado pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx. O núcleo conta com um Eco Museu, com  maquetes dos programas Biodiesel, Reciclagem e do Ciclo das Águas, além de informações sobre o desenvolvimento tecnológico. O prefeito ainda conheceu a Sala Verde, que acomoda uma biblioteca e videoteca de apoio às pesquisas ambientais.

Também prestigiaram o evento, o vereador Cláudio da Locadora (PV), que também compõe o conselho representando a Câmara Municipal; o diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp; dentre outras autoridades.

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque            


Related posts

One Thought to “Prefeitura de Osasco empossa conselheiros do Comdema.”

  1. […] Prefeitura de Osasco empossa conselheiros do Comdema. […]

Leave a Comment