Prefeitura Santana de Parnaíba vai apresentar o “Plano de Drenagem Urbana” ao colegiado do Subcomitê Pinheiros-Pirapora.

Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Receita e Meio Ambiente, da Prefeitura de Santana de Parnaíba, deverão apresentar o “Plano de Drenagem Urbana”, em novembro, ao colegiado da Câmara Técnica do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Pinheiros-Pirapora/Alto Tietê.

As reuniões do Subcomitê são realizadas toda segunda sexta-feira de cada mês, das 9h30 às 12h30 e ocorrem no Auditório do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Jardim das Flores, localizado à Rua Georgina, 64, Jardim das Flores, Osasco. Segundo o secretário executivo do Subcomitê, Carlos Nascimento, a apresentação insere-se nas discussões sobre o tema “Situação da drenagem urbana na região Pinheiros-Pirapora”, definido como uma das prioridades para o ano de 2012.

O Plano Diretor é importante porque estabelece, por exemplo, as diretrizes do município em relação à gestão sustentável do sistema de águas pluviais. Também, priorizar obras e canalizações, discussão do uso e da ocupação do solo, zoneamento, além de analisar profundamente a melhor combinação de medidas como obras, parques lineares e proposta de legislação.

Ainda, questões sobre licença ambiental para liberação de áreas para a construção de condomínios, aterro sanitário, esgotos, destinação do lixo, arborização, controle de enchentes (medidas específicas para áreas inundadas), ocupação do leito dos rios, etc. O Plano traz melhoria significativa das condições de saúde e meio ambiente da cidade.

Em 2011, o Plano Diretor do Subcomitê Pinheiros-Pirapora (SCPP) apontou uma grande deficiência para áreas de drenagem nos municípios abrangidos pela região Pinheiros-Pirapora, que trazem problemas atuais e deverão se agravar num futuro próximo. Desta forma, a gestão do Subcomitê em 2012 tem como foco os estudos e os projetos que possibilitem aos governos municipais melhorar a drenagem na região.

A arquiteta e urbanista, Maria Del Carmen C. Adsuara, também diretoria de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, se prontificou a apresentar o plano na última reunião do Subcomitê, realizada no dia 19 de outubro.

Informações: (11) 3684-0749.

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Prefeitura Santana de Parnaíba vai apresentar o “Plano de Drenagem Urbana” ao colegiado do Subcomitê Pinheiros-Pirapora.”

  1. […] Prefeitura Santana de Parnaíba vai apresentar o “Plano de Drenagem Urbana” ao colegiado do Subc… […]

Leave a Comment