Prefeituras e ONGs elaboram estratégia para projeto de sustentabilidade “Brasil +20”.

OngsNa última quarta (23/10) realizou-se, em Brasília (DF), o “Seminário Nacional Municípios Sustentáveis”. O evento debateu a questão da sustentabilidade nos municípios, iniciando o processo de criação do portal “Brasil+20: Municípios Sustentáveis”, além de pactuar diretrizes e estratégias para a implantação do Programa Nacional para Municípios Sustentáveis (Programa Brasil+20).

Proposto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e visa a convergência de informações e ações dos agentes governamentais e não governamentais que atuam na construção da sustentabilidade.

Levar a questão da sustentabilidade para a realidade local é um grande desafio permanente e antigo, assegurou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, na abertura do encontro.

“É um programa ousado, desafiador. É um momento novo, uma oportunidade rica”, falou Valmir Dantas, assessor da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

A proposta é que o encontro com as entidades que possuem iniciativas vinculadas à questão da sustentabilidade finalize o Programa Brasil +20.

“É a construção coletiva de um programa que se propõe criar uma política nacional para municípios sustentáveis”, explicou a diretora do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), Silmara Vieira da Silva.

O programa abarca três questões básicas e recorrentes nas políticas públicas: estabelecer uma relação interfederativa; trabalhar na setorização das políticas, interligando outras políticas com a dimensão da sustentabilidade; e reconhecer a diversidade dos municípios brasileiros.

Também participaram da abertura o secretário de Ciência e Tecnologia para inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Oswaldo Baptista Filho, o assessor especial do Ministério da Educação, Marcos Sorrentino, o diretor de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, Yuri Rafael Giustina, o diretor de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia, Edson Mello, o representante do Ministério do Planejamento, Denis Soares, e a diretora do Ministério da Integração, Adriana Alves.

O evento terminou no final da tarde de ontem com os encaminhamentos dos pactos para a formação da rede de iniciativas sustentáveis e criação do Portal Brasil +20.

Saiba mais: www.mma.gov.br

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Prefeituras e ONGs elaboram estratégia para projeto de sustentabilidade “Brasil +20”.”

  1. […] Prefeituras e ONGs elaboram estratégia para projeto de sustentabilidade “Brasil +20”. […]

Leave a Comment