Presentes sustentáveis estimulam a consciência ecológica no Natal.

natalData tradicionalmente marcada por troca de presentes, agora também é época de reforçar cuidado ao meio ambiente.

Todo final de ano é uma correria e muitas dúvidas sobre os presentes natalinos para os amigos, parentes e para os diversos amigos secretos, porém receber e dar presentes no Natal não precisa ser sinônimo de consumismo desenfreado e agressão ao meio ambiente.

Motivadas pelas promoções de final de ano, pelo espírito natalino e por facilitadores, como o décimo terceiro salário, as pessoas sentem-se impulsionadas a consumir.  Consome-se hoje 25% a mais do que a Terra consegue renovar. Confira abaixo dicas para que as festas de fim de ano sejam especiais e, acima de tudo, conscientes.

Planeje suas compras: Comprar por impulso pode causar problemas que vão desde o desperdício até o endividamento. Por isso, planeje suas compras, avalie os impactos do seu consumo e pense se realmente o produto ou serviço é necessário.

Inove: Dar e receber presentes é tradição no Natal. Porém, o presente está muito mais relacionado ao sentimento do que ao preço ou à tecnologia. Então, inove. Dê presentes artesanais feitos por comunidades tradicionais ou presentes produzidos a partir de produtos reciclados feitos por cooperativas ou entidades do terceiro setor. Para as crianças, caso opte por brinquedos, prefira os educativos.

Confeccione um presente: Se tiver tempo, use a criatividade e faça você mesmo o presente que for dar aos seus amigos ou familiares. Assim, além do objeto material, seu presente será carregado de afeto.

Opte por empresas que se preocupam com o ambiente e o desenvolvimento social

 Informe-se e escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis. Caso tenha dúvidas, consulte o Guia de Empresas e Produtos do Instituto Akatu (www.centroakatu.org.br).

Atenção para as embalagens: Opte por embalagens duradouras ou mais simples e que possam ser reutilizadas. O que não puder ser reaproveitado, separe e encaminhe para reciclagem.

Dê preferência às árvores de Natal naturais: Cuide da natureza e evite a geração de lixo. Reaproveite a árvore de Natal dos anos anteriores, caso tenha usado uma artificial. Porém, caso você realmente precise de uma árvore nova, opte por uma natural e plantada. Após as festas, replante-a em um espaço maior para que ela possa crescer. Procure informar-se se a árvore escolhida é nativa do Brasil e apropriada para sua região.

Não desperdice energia: Para os que usam luzes como enfeite de Natal, a dica é apagar todas antes de dormir, evitando o desperdício de energia elétrica.

Aproveite a festa natalina para disseminar o consumo consciente aos seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é o melhor presente que você pode dar à humanidade.

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Presentes sustentáveis estimulam a consciência ecológica no Natal.”

  1. […] Presentes sustentáveis estimulam a consciência ecológica no Natal. […]

Leave a Comment