Projeto “Recuperação do córrego, recuperação da vida” realiza ações de Educação Ambiental em Osasco.

Aquecimento global e créditos de carbono são algumas das expressões presentes no cotidiano das pessoas por conta da extrema importância com os recursos naturais que precisam ser preservados para a continuidade da vida na Terra. Governos, pesquisadores, empresas e terceiro setor têm realizado parcerias na busca de várias soluções de problemas de ordem socioambiental. 

Sediada em Osasco (SP), a Associação de Promoção para o Crescimento e Desenvolvimento Social (Procedes) tem dado um bom exemplo. A instituição vem desenvolvendo trabalhos relevantes como o projeto “Recuperação do córrego, recuperação da vida”, financiado pelo “Criança Esperança”, em parceria com o Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O projeto realizou no último sábado (28/7), no bairro Jardim Mutinga, o lançamento do “Criança Esperança 2012”. Dentre as autoridades presentes o jornalista Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente de Osasco e presidente do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Pinheiros-Pirapora/Alto Tietê, além da atriz Marcella Rica, a Babi de Malhação, que visitou a sede da ong Procedes e plantou uma árvore no bairro. 

Segundo o jornalista Altair Barbosa Gouveia, da Ong Procedes, houve mutirão de coleta de óleo residual de cozinha, promovido pela equipe do Projeto Biodiesel. “A garotada que participa do nosso projeto não só participou do plantio de árvores como também alertou a população para não jogar lixo no córrego”.

“Os alunos do curso ‘Recuperação do córrego, recuperação da vida’ participaram com alegria e entusiasmo do mutirão de limpeza e arborização nos bairros do Rochdale e Jardim Mutinga. A ação teve como parceiro a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco”, comentou Altair. 

A Educação Ambiental, segundo Altair Gouveia, envolve mudança de valores e atitudes dos adultos e ensino desses novos valores e atitudes para as crianças e para os adolescentes.

“No projeto, oferecemos curso de capacitação para adolescentes de 12 a 18 anos. Ao todo serão 80 alunos formados como agentes verdes. Os alunos têm aulas de educação ambiental, jornalismo comunitário, fotografia e edição de vídeo, além de realizar ações de mutirão de limpeza, conscientização e mobilização para reciclagem, recuperação, sustentabilidade e preservação ambiental”, finalizou o jornalista Altair Gouveia. 

Criança Esperança 

Lançada em 1986, a campanha Criança Esperança estimulou a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros. Reconhecido pela ONU como modelo internacional, o projeto incentiva o debate sobre políticas públicas e transforma vidas.

Durante dois meses, toda a programação da Rede Globo se une para apresentar temas relacionados à campanha, produzindo reportagens e quadros especiais, além de campanha específica, com o objetivo de prestar contas sobre a aplicação dos recursos arrecadados. 

Em 2012, a campanha traz como tema a ideia de que “A esperança é o que nos move” e de que esta mesma esperança é o que alimenta o sonho de uma criança. No Amazonas, um projeto foi selecionado para receber o apoio da ação. 

Saiba mais sobre o projeto Recuperação do córrego, recuperação da vida

Site: www.procedes.org.br

E-mail: [email protected]

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

2 Thoughts to “Projeto “Recuperação do córrego, recuperação da vida” realiza ações de Educação Ambiental em Osasco.”

  1. […] de Malhação, da Rede Globo, visitou a sede da ONG Procedes e plantou uma árvore no bairro. Clique aqui para continuar lendo. Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Esta entrada foi […]

  2. […] Projeto “Recuperação do córrego, recuperação da vida” realiza ações de Educação Ambient… […]

Leave a Comment