Publicações apoiam projeto “Fortalecimento do Subcomitê da Bacia hidrográfica Pinheiros-Pirapora”.

O projeto de Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora (SCPP), na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, foi desenvolvido pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade no período de 2004 à 2012. 

De 2004 a 2007, o projeto teve como objetivo disponibilizar o conhecimento e divulgar o Plano de Bacia da Sub-bacia Pinheiros-Pirapora e da Bacia do Alto Tietê para os  integrantes do subcomitê.  Dentre os resultados, o livro Águas no Oeste do Alto Tietê – uma Radiografia da Sub-Bacia Pinheiros-Pirapora e levantamento dos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), de 1997 a 2007 na sub-bacia.

Em sua segunda etapa, de 2006 a 2008, foram capacitadas 250 pessoas interessadas na Gestão de Recursos Hídricos na sub-bacia a partir da publicação Águas no Oeste do Alto Tietê e criada uma lista de discussão visando uma atuação mais qualificada dos antigos e futuros membros do colegiado do Subcomitê.

De 2007 a 2009, se consolidou a gestão da comunicação através da criação do site colaborativo Pinheiros-Pirapora (www.pinheirospirapora.ogr.br). O site adotou uma forma de alimentação e produção descentralizada, explorando ao máximo a interatividade em todas as suas seções. 

Na quarta etapa, de 2009 a 2012, se constituiu a Comunicação Institucional, Integração e Mobilização Social por meio da publicação de notícias e informações sobre gestão de recursos hídricos no site, além de sua reformulação.

Além disso, para garantir a boa comunicação e mobilização do SCPP, foram elaborados alguns levantamentos e pesquisas gerando três publicações: Guia de Mídias Sub-bacia Pinheiros-Pirapora, Guia de Fontes sobre Gestão de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e Ecomapeamento das interações no Subcomitê Pinheiros-Pirapora. 

O Guia de Mídias oferece o levantamento de 105 jornais e revistas impressos e online da região e apresenta as seguintes informações: nome, endereço, periodicidade, editorias, contatos, prazo para entrega de material e área de circulação. O Guia é um apoio para as organizações e prefeituras se relacionarem com a impressa regional visando à divulgação das suas atividades e disseminação de informações. 

O Guia de Fontes sobre Recursos Hídricos também é um material valioso para estudantes, jornalistas, organizadores de eventos, organizações não governamentais, governos municipais e empresas da região, oferecendo de forma organizada informações sobre 19 especialistas, nove sistemas governantes, além de informações sobre lideranças e sites governamentais que podem ser consultadas como fontes para projetos, consultorias, matérias, pesquisas temáticas, participação em eventos. 

O Ecomapa do Colegiado do Subcomitê Pinheiros-Pirapora, é uma leitura gráfica e qualificada das interações entre os membros do Subcomitê e o objetivo foi realizar o diagnóstico da interação e cooperação existentes no exercício dos objetivos do Subcomitê. A aplicação da metodologia no contexto do Subcomitê permitiu visualizar as relações que os membros do Subcomitê estabelecem entre si, bem como áreas de conflito e fragilidades na integração.

Todos as publicações estão disponíveis para download no site do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: http://www.pinheirospirapora.org.br/subcomite.

Saiba mais: Instituto 5 Elementos: (11) 3871-1944

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Publicações apoiam projeto “Fortalecimento do Subcomitê da Bacia hidrográfica Pinheiros-Pirapora”.”

  1. […] Publicações apoiam projeto “Fortalecimento do Subcomitê da Bacia hidrográfica Pinheiros-Pirapo… […]

Leave a Comment