Reserva de Mata Atlântica é sítio do Patrimônio Natural Mundial.

Mata AtlanticaO trecho da Mata Atlântica que se inicia na Serra da Juréia (Iguape – SP) e vai até a Ilha do Mel (Paranaguá – PR) foi declarado Reserva da Biosfera, pela UNESCO, em 1991. Localizada entre as latitudes de 24º 10’ e 25º 40’ Sul e as longitudes 46º 50’ e 48º 44’ Oeste, a área, cuja altitude varia de 0 a 1,4 mil metros, também recebeu o título de sítio ido Patrimônio Natural Mundial da organização, em 1999.

A inclusão da Mata Atlântica na Reserva da Biosfera pela UNESCO tem por objetivo estimular a preservação das florestas primárias e garantir a existência do seu patrimônio étnico e cultural, representado especialmente, pelas comunidades indígenas que habitam o entorno da área protegida. Essas comunidades convivem, há séculos, em plena harmonia com o meio ambiente, servindo-se deste sem destruí-lo.

Seus conhecimentos sobre madeiras e plantas medicinais, técnicas artesanais e manifestações rituais e artísticas, que dependem dos recursos naturais, ficarão ameaçados se estes desaparecerem.

Nas proximidades do centro histórico de Iporanga, os habitantes de um quilombo preservam seus usos, costumes e a língua nativa. Além do valor étnico e cultural, a região abriga mais de 50 sítios arqueológicos e a primeira cidade brasileira, São Vicente, fundada por Martim Afonso de Souza, em 1532.

A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à da Amazônia, havendo subdivisões do bioma em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude. São 250 espécies de mamíferos, 1020 de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes que integram até hoje o bioma, sem contar os insetos, e demais invertebrados, e, ainda, as espécies não descobertas pela ciência que podem habitar os trechos intactos de floresta.

Outro número impressionante da fauna da Mata Atlântica refere-se ao endemismo: das 1.711 espécies de vertebrados que ali vivem, 700 são endêmicos, sendo 55 de mamíferos, 188 de aves, 60 de répteis, 90 de anfíbios e 133 de peixes. Essas características a tornam o ecossistema bioma de maior biodiversidade na face da Terra.

Por outro lado, em um bioma reduzido a cerca de 7% de sua cobertura original, é inevitável que a diversidade faunística esteja pressionada pelas atividades humanas. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Mata Atlântica abriga hoje 383 dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil.

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Reserva de Mata Atlântica é sítio do Patrimônio Natural Mundial.”

  1. […] Reserva de Mata Atlântica é sítio do Patrimônio Natural Mundial. […]

Leave a Comment