São João, São João, acenda a fogueira do meu coração.

Estamos no mês de junho, de festa junina! A festa do quentão, do vinho quente, da canjica, do arroz doce, de quadrilha, e de muita roupa para se proteger nas noites mais frias do ano. Frequento quermesse desde pequena, minha mãe levava eu e meus irmãos. Era uma festa! Adorávamos a barraca do coelho, a pescaria e a roleta da sorte, onde gastávamos quase todo nosso dinheiro. O valor do prêmio era menor que todo dinheiro que a minha mãe tinha gastado, mas a satisfação era enorme. E a emoção? Era inexplicável. Eu era uma criança que desejava cada brinquedo, alegria que durava a semana toda.  Fazia os meus tios, amigos dos meus pais, e amigos dos amigos comprarem mais fichas para eu jogar a roleta da sorte, vivia doida para ganhar um bicho de pelúcia. Insistia até o fim da temporada junina.

Outra lembrança boa era o bingo que ficava sempre para o final da  quermesse. Enquanto as crianças curtiam as barracas, os pais e avós se concentravam no bingo. Ah, lá era divertido! Toda cidade estava ali  reunida, os bons e velhos amigos, e a família. Todos em prol da igreja, e, é claro, da diversão. Todo dinheiro arrecadado era para manutenção da paróquia. Minha mãe nunca chegou a ganhar nada durante anos de bingo, mas se divertia horrores e valia a pena cada centavo. Eu curtia tanto a quermesse que anos depois trabalhava na barraca do cachorro quente e vinho quente – era uma delícia! Valia a pena sair de casa naquele frio para rever os amigos da escola. Era uma reunião a céu aberto, com direito a fogueira de São João. Foram dias inesquecíveis.

A temporada junina chegou. Está cada vez mais fria, com os vinhos cada vez mais quentes, e a festa é sempre aquela festa. Nos dias atuais tem quermesse em todos os bairros, clubes, condomínios, não falta opção!  Então, escolha a sua favorita, tire o cachecol e a camisa xadrez do guarda-roupa, e boa quadrilha, e muito quentão para aquecer o coração!

 Artigo enviado pela Colunista: Fabiana Camargos


Related posts

One Thought to “São João, São João, acenda a fogueira do meu coração.”

  1. […] São João, São João, acenda a fogueira do meu coração. […]

Leave a Comment