Sema apresenta proposta de “Bairro Ecológico” aos moradores do centro.

SemaQualidade de vida das pessoas e preservação do meio ambiente é uma das prioridades do plano de governo do prefeito Jorge Lapas. 

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da prefeitura de Osasco (SP) promoveu, na manhã de sábado (23/3), uma caminhada pelas ruas do Jardim Agu para  promover o projeto “Bairro Ecológico”.  A proposta visa implantar coleta seletiva de materiais recicláveis, instalação de ecopontos de coleta de óleo de cozinha usado, ampliação da arborização, dentre outros serviços. Uma equipe de 20 pessoas, formada por profissionais da Sema, bem como de colaboradores da Seicho-No-Ie e da Associação de Promoção para o Crescimento e Desenvolvimento Social (Procedes),  visitou moradores e estabelecimentos orientando-os para a participação no projeto Biodiesel Osasco e a separação de materiais recicláveis entregando-os inicialmente aos catadores autônomos e em breve às cooperativas de coleta seletiva. Na oportunidade foram distribuídos panfletos sobre o projeto Biodiesel / Bairro Ecológico. 

Para Nadja Regina de Moraes Machado, da Seicho-No-Ie, a instituição vem participando faz algum tempo das atividades da Sema como os mutirões (de plantio e  limpeza). “Temos o maior prazer em participar e contribuir para a melhoria da nossa cidade. Preservar o planeta é se envolver com amor e carinho em trabalhos socioambientais. Sempre que pudermos vamos sim participar de mutirões, de caminhadas ou de outras atividades que o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente nos convidar”. 

A dona de casa e aposentada Zulmira Bertucci demonstrou contentamento com a possibilidade de implantação do projeto Bairro Ecológico na região central. “Desde a minha juventude eu já me preocupava com a questão do lixo e do óleo de fritura. Há muitos anos, com o óleo usado eu faço sabão para uso próprio e ainda faço doação para pessoas da família e também dou para outras pessoas”.   

Para Altair Barbosa Gouveia, da ONG Procedes, o plano deu certo no bairro Presidente Altino e pode ser implantado em toda cidade. “O projeto é muito bom porque envolve um trabalho contínuo de educação ambiental, deu certo em Altino e com certeza pode ser ampliado para todo o município de Osasco”. 

Para Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, o projeto Bairro Ecológico propõe uma ação conjunta de trabalho entre Prefeitura, sociedade civil organizada, empresas e a sociedade como um todo. E é esse conjunto de pessoas que vai tomar atitudes e executar ações sociais e ambientais tornando o Bairro Ecológico uma prática sustentável.

“No bairro Presidente Altino foi notável os ganhos e os benefícios alcançados, com destaque principalmente para a comunidade que abraçou a proposta, o que fortaleceu e deu notoriedade ao projeto. Houve melhoria no sistema de esgoto, na redução dos serviços de desobstrução de redes, plantio de árvores, além do aumento de número de bombonas para o projeto Biodiesel”, comentou Marx.  

Alguns estabelecimentos do centro de Osasco aderiram ao projeto Bairro Ecológico de prontidão e concordaram na colocação de bombonas para coleta de óleo de cozinha usado. O grupo de voluntários percorreu várias ruas do jardim Agu (lado direito da Primitiva Vianco) e conversou com moradores, síndicos de prédios, gerentes (de restaurantes, bares), estacionamentos, imobiliárias, farmácias, cabeleireiros e esteticistas, dentre outros.  

Informações: (11) 3652-9511 ou [email protected]

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Sema apresenta proposta de “Bairro Ecológico” aos moradores do centro.”

  1. […] Sema apresenta proposta de “Bairro Ecológico” aos moradores do centro. […]

Leave a Comment