Sema Osasco abre “Semana de Meio Ambiente” nas dependências da loja C&C.

Meio AmbienteProgramação segue até o dia 8 de junho com Feira do Verde, Sala da Construção Sustentável, vídeos, exposição e palestras. Objetivo é destacar a importância da redução do consumo e reutilização de materiais.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da cidade de Osasco abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (2/6) a Semana do Meio Ambiente – 2014 nas dependências da Loja C&C Casa e Construção, na Avenida dos Autonomistas. A solenidade contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, do secretário-adjunto de Comunicação, Oscar Buturi, também representando o prefeito Jorge Lapas, do gerente da C&C, Maurício Brito Alves, e do diretor regional da C&C, José Luiz Macedo. Na abertura, houve apresentação do Instituto Musical de Osasco (IMOS).

Mudanças climáticas, poluição do ar e consumo consciente da água foram os principais temas abordados pelo secretário Carlos Marx. “Vivemos momentos difíceis no meio ambiente, mas saliento dois problemas. O primeiro, diz respeito à escassez de água na região metropolitana de São Paulo, por isso a importância de se reduzir seu consumo. O segundo refere-se à poluição do ar causada especificamente pela emissão de gases veiculares, por isso a necessidade de melhorar o transporte coletivo e reduzir o número de veículos nas ruas”, disse.

Marx sublinhou alguns projetos desenvolvidos pela Sema, dentre eles o Projeto Biodiesel Osasco. Nos próximos dias será assinado um convênio entre Prefeitura e o Instituto de Energia e Ambiente da USP para produção de biocombustível. O óleo produzido deverá ser usado nos veículos da Sema, servindo também à pesquisa científica do IEA.

“Especialistas dizem que o petróleo vai acabar até o final deste século. A sociedade precisa criar fontes alternativas de energias e combustíveis. O biodiesel com base nos vegetais já é uma alternativa real. Precisamos também batalhar para proteger as nascentes de água”, discorreu Marx.

Mauricio Brito Alves nomeou e agradeceu especialmente aos parceiros da C&C. Assinalou a importância em intensificar o apoio a ações para sensibilização da população. “Para nós é importante a preservação dos recursos naturais. A C&C se preocupa em ofertar produtos ecologicamente corretos e benéficos ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, enfatizou.

Para José Luiz Macedo, a mudança de atitude, a partir das escolhas de consumo, é o que vai garantir a vida no planeta. “Apoiamos e estimulamos o consumo consciente e, junto aos fornecedores, buscamos e oferecemos produtos com atributos favoráveis ao meio ambiente. Precisamos mudar diariamente a consciência de todos nós quanto à defesa da natureza”.

O arquiteto Oscar Buturi disse que o trabalho com a preservação ambiental começa em casa com a separação dos materiais recicláveis e uso consciente da luz e da água. Também parabenizou a C&C pela preocupação ambiental e por estimular e inspirar seus funcionários às boas práticas ambientais. “Penso que todos devem visitar um aterro sanitário porque descartamos para o lixo matéria-prima e material reciclável e isso não pode mais acontecer. A prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem feito bons trabalhos como a revitalização do Córrego Bussocaba e o projeto de revitalização de Minas e Nascentes”, resumiu.

A programação da Semana do Meio Ambiente de Osasco segue até o dia 8 de junho com a tradicional Feira do Verde e Sala da Construção Sustentável, campanha para redução no consumo de copos pelos servidores municipais, exibição de vídeos e workshop de jardinagem em vasos. Há também a exposição “O lixo que educa – a valorização de materiais recicláveis na escola e no artesanato”, no Osasco Plaza Shopping, apresentando diversos trabalhos desenvolvidos nas escolas do município. Os eventos são gratuitos. Informações: (11)3652-9107 ou [email protected]

PROGRAMAÇÃO

VIII Feira do Verde: De 02 a 30/06, das 10h às 22h. Workshop de jardinagem em vasos – dias 07, 14, 21 e 28/06, das 10h às 11h e das 14h às 16h. Local: C&C Casa e Construção – Avenida dos Autonomistas, 1828, Centro.

Sala da Construção Sustentável: De 02 a 30/06, das 10h às 22h. Local: C&C Casa e Construção – Avenida dos Autonomistas, 1828, Centro.

“O lixo que educa – a valorização de materiais recicláveis na escola e na feira de artesanato”. De 02 a 08/06, das 10h às 22h. Local: Osasco Plaza Shopping – Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 80, Centro.

Exibição de vídeos com o tema: “Nascentes de águas”. De 03 a 06/06, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Local: Núcleo de Educação Ambiental Padre Ângelo Mazaroto – Rua Georgina, 69 – Parque Ecológico Dionísio Álvares Mateus – Jardim das Flores.

Qualificação de gestores dos parques municipais de Osasco. Dias 04 e 05/06, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Local: Anfiteatro Parque Chico Mendes – Rua Lázaro Suave, n° 15, City Bussocaba.

A3P no Restaurante do Servidor – campanha para redução do uso de copos plásticos. De 02 a 06/06. Local: Restaurante do Servidor – Rua Deputado Emílio Carlos, 113, Vila Campesina.

Escola é Meu Ambiente – construindo um ambiente verde. Dia 06/06. Local: E.E. Newton Espírito Santos Ayres. Parceiro: SESC OSASCO.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Sema Osasco abre “Semana de Meio Ambiente” nas dependências da loja C&C.”

  1. […] Sema Osasco abre “Semana de Meio Ambiente” nas dependências da loja C&C. […]

Leave a Comment