Sema Osasco entrega Diploma Verde no Shopping Pátio Osasco.

Edição 2012 homenageou 90 apoiadores e colaboradores da Sema entre empresas, sociedade civil organizada e pessoas que praticaram  e apoiaram ações voltadas à recuperação e preservação ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Osasco entregou na noite de terça-feira (18), no Shopping Pátio Osasco, o “Diploma Verde” para empresas, escolas, sociedade civil organizada, entidades sem fins lucrativos e cidadãos que praticaram, apoiaram e colaboraram nas diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente da cidade em 2012. A cada ano, aumenta o número de empresas e pessoas interessadas em participar das atividades da Secretaria. Na abertura, apresentação musical da cantora Isa Ferreira e declamação da poeta Vera Lucia Godoy. 

Amanda França, coordenadora de projetos da Sema, deu as boas vindas, explicou a ausência do secretário de Meio Ambiente Carlos Marx, falou brevemente sobre a premiação e suas categorias, bem como das 44 mil árvores plantadas em toda a cidade, do desafio de ter, em 2013, 200 mil litros de óleo de cozinha usado coletado. 

Em seguida, a jornalista Rosi Cheque leu a carta de agradecimento escrita por Carlos Marx onde ele explicou os motivos de sua ausência, agradeceu ao prefeito Emidio de Souza pelos investimentos feitos na proteção e ampliação do verde, educação ambiental, programas socioambientais em todos os segmentos de sua administração e, sobretudo, na criação de projetos inovadores, dentre eles Biodiesel e Recuperação de Minas e Nascentes. 

Na carta, Marx falou da continuidade dos trabalhos da Sema em 2013, na gestão do prefeito eleito, engenheiro Jorge Lapas que, também, está empenhado com uma Osasco mais sustentável, globalizada, comprometida com uma luta planetária para deter o aquecimento global.

O vereador verde, Claudio da Locadora, em nome de Carlos Marx agradeceu a todos pela presença, apoio e dedicação. Contou sua experiência na Secretaria, da admiração, respeito e carinho que sente pelos profissionais e projetos desenvolvidos nos quatro cantos da cidade, desde os voltados à arborização e educação ambiental até os voltados à água. 

Segundo Claudio, para melhorar a qualidade do meio ambiente o cidadão precisa também pensar em suas escolhas de consumo. “A entrega do Diploma Verde chega como forma de reconhecer as práticas sustentáveis de todos vocês”.

“Este é o segundo ano consecutivo que abrimos as portas para a premiação. E podem contar com nosso apoio no ano que vem. Se cada um fizer o seu ‘pouquinho’ cada um de nós poderá viver num mundo melhor”, disse a representante do Shopping Pátio Osasco, Flavia Tegão. 

O diretor presidente da TV Osasco, Paulo Contim, fez questão de agradecer o certificado e o recebeu com sua equipe. “Essa foi a homenagem mais importante que recebemos neste ano. Tenho ido a muitos eventos e todos muito formais, o de hoje foi alegre e descontraído”. 

Anderson Carlos da Silva (Batata), do Instituto Império do Skate Social, agradeceu a oportunidade de promover gratuitamente o curso de skate no Parque Chico Mendes para crianças dos seis anos até os treze anos. “Nosso objetivo é estimular a prática de esporte e trazer benefícios físicos e sociais, alaém de educação ambiental”. 

A artesã Laurita Ferreira comentou sobre a exposição anual de artesanato promovida pela Sema, com materiais recicláveis, citou sua experiência e contentamento em participar de projetos da Secretaria como a Semana de Meio Ambiente. “Reaproveitamos inúmeros resíduos que seriam descartados nos lixos, muitas vezes de forma incorreta”, comentou.

Marly Adolpho, presidente da organização não governamental Doroty Stang, citou alguns projetos desenvolvidos pela ong. “Nosso trabalho está voltado para a preservação e conscientização. Precisamos investir muito mais para melhorar Osasco e o Planeta”, ressaltou.

“Este é um momento importante para todos nós principalmente para os que assumem, voluntariamente, um compromisso ambiental perante os órgãos públicos e sua entidade representativa. Adorei o ambiente, as apresentações e o coquetel”, comentou Maristela Leamare, presidente do Centro de Participação e Recreação do Jardim Piratininga (CPRJP). 

Receberam o Diploma Verde empresários, ambientalistas, artistas e cidadãos que contribuem em pequena, média e grande escala com os projetos e programas da Sema. Ao todo, 90 pessoas receberam o certificado neste ano. Dentre eles, dirigentes da UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco), EMEF Alice Rabechini e Indústrias Anhembi.

O Diploma Verde visa valorizar a participação da comunidade local em seus diversos setores, estimulando novas atividades que ajudem a transformar o município numa cidade sustentável e ambientalmente responsável.

Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Sema Osasco entrega Diploma Verde no Shopping Pátio Osasco.”

  1. […] Sema Osasco entrega Diploma Verde no Shopping Pátio Osasco. […]

Leave a Comment