Uso de produtos orgânicos ajuda no combate às mudanças climáticas.

FeiraProcesso produtivo contempla o uso responsável do solo, da água e do ar, além de ser um alimento sadio, limpo e cultivado sem agrotóxicos.

Para quem quer se alimentar de forma mais sustentável e saudável basta ir à “Feira de Alimentos Orgânicos” que ocorre todos os sábados, das 9h às 15h, no Boulevard do Continental Shopping Center – Av. Corifeu de Azevedo Marques, 6.300 (em frente ao terminal de ônibus – Vila Yara). A Feira, criada por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, tem sido um grande sucesso e conta com a participação da ONG Reflorestando a Vida, que comercializa os produtos.  

Para o ambientalista e secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, a intenção é facilitar o acesso da população aos alimentos orgânicos.  A iniciativa começou em 2010 e conta com o apoio do prefeito Jorge Lapas que deseja ver muitos pontos de venda de alimentos orgânicos em Osasco. 

Segundo Márcia Sene, coordenadora da ONG Reflorestando a Vida, a feira tem um público diversificado e gradativamente tem conquistado espaço entre a população. São vendidos verduras, legumes, sucos, pães, cereais integrais, geleias, molhos, ovos caipiras, biscoitos, mel própolis, pólen, chocolate e laticínios. Os alimentos são produzidos em Ibiúna e Cotia, e certificados pelo IBD (Instituto Biodinâmico), que vistoria a produção e cultivo e reconhece a qualidade dos produtos livre de agroquímicos. 

Vários órgãos e pesquisadores garantem que comprar alimentos e se alimentar de forma mais sustentável e saudável ajuda a combater as mudanças climáticas, além de proteger o meio ambiente. Um deles é a Federação Internacional dos Movimentos da Agricultura Orgânica (IFOAM, na sigla em inglês) que lançou uma iniciativa de discutir o tema dos “orgânicos e clima” na RIO+20 onde especialistas e produtores discutiriam o assunto com foco no aprimoramento e na expansão da agricultura sem o uso de pesticidas, fertilizantes sintéticos e sementes transgênicas. 

A iniciativa coloca a agricultura orgânica como uma opção real e significante para os desafios globais, como a segurança alimentar, a degradação dos ecossistemas e as mudanças climáticas. “A agricultura orgânica é um sistema de produção que sustenta a saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas”, define a IFOAM. 

Informações: (11) 3652-9511 ou [email protected]

 Artigo enviado pela Colunista: Rosi Cheque


Related posts

One Thought to “Uso de produtos orgânicos ajuda no combate às mudanças climáticas.”

  1. […] Uso de produtos orgânicos ajuda no combate às mudanças climáticas. […]

Leave a Comment