O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Jardim Maria Cristina (26/05), no Jardim dos Altos (27/05) e na Vila Engenho Novo (28/05)
A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Barueri (SP) com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio da Ecolab e apoio da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens e o filme “WALL-E”, de sexta a domingo (26 a 28/05), em três bairros da cidade: Jardim Maria Cristina, Jardim dos Altos e Vila Engenho Novo (veja programação abaixo). As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Nos próximos meses, o Circuito Ecolab passará também pelas cidades de Suzano, Franca, Campinas e São Paulo. No total serão 10 dias de atividades, 20 sessões de cinema e três oficinas. As ações são em comemoração aos 100 anos da Ecolab, celebrados neste ano. Líder global em sustentabilidade e em oferecer soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, a companhia está comprometida com o desenvolvimento sustentável do planeta e, por isso, também apoia projetos que contribuam com a economia de baixo carbono.
O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
“A Ecolab tem como propósito tornar o mundo mais limpo, seguro e saudável, protegendo as pessoas e os recursos vitais. Por isso, apoiamos projetos que estejam voltados para a conservação da água, segurança dos alimentos, cuidados com a saúde e combate às mudanças climáticas. O CineSolar é ótimo exemplo de projeto que, além de incentivar o cuidado com o meio ambiente, ainda leva atividades de lazer para comunidades em situação de vulnerabilidade social, disseminando conhecimentos sobre sustentabilidade”, ressalta Carolina Simonetti, gerente de Comunicação da Ecolab no Brasil.
Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.
“Para nós, difundir essa proposta em parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.
O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da Ecolab e apoio da Prefeitura Municipal de Barueri, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizado pela Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro presencial, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro. Em Barueri foi com os alunos da Praça das Artes, na quinta-feira (11/05), das 8h às 11h.
Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).
“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.
PROGRAMAÇÃO
Barueri/SP
Sessões de Cinema
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Sexta-feira (26/05)
Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens
20h – 2ª sessão: filme ‘WALL-E’
Local: Quadra de Esportes – Rua Ilha Bela, s/n – Jardim Maria Cristina
Sábado (27/05)
Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens
20h – 2ª sessão: filme ‘WALL-E’
Local: Conjunto Habitacional Jardim dos Altos – Rua Primavera, s/n – Jardim dos Altos
Domingo (28/05)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens
19h – 2ª sessão: filme ‘WALL-E’
Local: Quadra de Esportes – Rua Penedo, s/n – Vila Engenho Novo
SINOPSES DOS FILMES
1ª sessão
‘Brinquedo Novo’ – Direção: Rogério Boechat – Animação – Brasil/2017 – 6 min
Curta sobre consumo consciente.
‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – Animação/2019 – Livre – 10 min
Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
‘Um Rio’ – Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek – Animação – Brasil/2012 – 4 min
O curta apresenta a importância do rio e sua memória afetiva.
‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Animação – Portugal/2012 – Livre – 10 min
Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.
‘Gente Grande’ – Direção: Walkir Fernandes – Animação – Brasil/2012 – 1 min
Vídeo sobre a importância da responsabilidade ambiental, com foco na economia da água em pequenas atitudes.
‘Sobre amizade e bicicletas’ – Direção: Julia Vidal, Brasil/2022 – 12 min
Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual.
‘Lily’s Hair’ – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – Ficção/2019 – Livre – 14min
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
2ª sessão
‘WALL-E’ – Direção: Andrew Stanton – Infantil/Aventura – 1h38m – Livre/2008
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, WALL-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.
Sobre o CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas – que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, proporcionando acesso às técnicas básicas que compõem a linguagem cinematográfica. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.
O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).
O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.
Sobre a Ecolab
Um parceiro de confiança para quase três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em sustentabilidade, oferecendo soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, que protegem as pessoas e os recursos vitais. Com mais de um século de inovação, a Ecolab apresenta vendas anuais de US$ 14 bilhões e 47.000 funcionários, operando em mais de 170 países em todo o mundo. A empresa oferece soluções abrangentes, baseadas na ciência, conhecimentos específicos e serviços de classe mundial para promover a segurança dos alimentos, manter os ambientes limpos e seguros e otimizar o uso da água e energia. As soluções inovadoras da Ecolab melhoram a eficiência operacional e a sustentabilidade de clientes nos setores de alimentos, industrial, saúde e hospitalidade.
Para mais informações sobre a Ecolab, visite www.pt-br.ecolab.com.
Siga a Ecolab no LinkedIn @Ecolab, Twitter @Ecolab, Instagram @Ecolab_Inc e Facebook @Ecolab.
CineSolar nas redes
www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL
Atendimento CineSolar
Benu Comunicação: Fernanda Martins – (16) 99331-9036
fernanda@benucomunicacao.com.br
Atendimento Ecolab
Luana Lima – luana.lima3@iccom.com.br – (31) 97544-1600